OS ESPÃRITAS E ANÃLIA FRANCO: PRÁTICAS DE ASSISTÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
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Resumo
Pouco se tem pesquisado sobre a atuação dos espíritas nos campos da assistência e educação da infância. A partir de alguns vestígios encontrados na literatura especializada, definimos duas frentes de trabalho mais fecundas: a da história dos abrigos espíritas dedicados à infância e a da personagem Anália Franco, espírita, considerada uma das pioneiras no campo da educação infantil em São Paulo. No entanto, diante da revista "Reformador", órgão de divulgação da Federação Espírita Brasileira, fundado em 1883, decidimos tomar outro rumo. Procuramos, enfim, inventariar as práticas espíritas de assistência e escolarização da infância, visando saber "quando" surgiram, "quais" as primeiras iniciativas e o "porquê" os espíritas passaram a se interessar por essas práticas. Quanto à Anália Franco, preferimos buscar entender como sua "obra" se relacionou com aquela que foi assumida pelos espíritas de modo direto podendo atrair para si o mesmo adjetivo "espírita".
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Como Citar
Azevedo, A. R. de. (2011). OS ESPÃRITAS E ANÃLIA FRANCO: PRÁTICAS DE ASSISTÊNCIA E ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Cadernos De História Da Educação, 9(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/11447
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Artigos
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