HISTÓRIA DO BRASIL PARA CRIANÇAS: O LIVRO ESCOLAR NOS PRIMEIROS ANOS DA REPÚBLICA E A INICIATIVA DE JOAQUIM MARIA DE LACERDA
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
Este artigo trata da experiência de Joaquim Maria de Lacerda (1838/1886) como produtor de livros didáticos para crianças no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do Brasil republicano. Aqui, analisamos a Pequena história do Brasil — publicada em 1880 e reeditada em 1918 — sob os aspectos tipicamente historiográficos, pedagógicos, lingüísticos e gráficos. A idéia é colher informações sobre o sentido de conceitos e métodos da história e da pedagogia e o estágio das técnicas de impressão e das formas de tratamento de determinados acontecimentos do passado nacional que guiavam a produção de manuais escolares para o ensino de história. O livro de Lacerda encontra-se, justamente, no tempo anterior às primeiras políticas de controle da produção e circulação do livro didático instituídas pelo governo federal (INL - 1929/CNLD-1938). É, portanto, fonte significativa sobre a pluralidade de propostas de ensino de história em vigor na passagem do século XIX para o século XX.
Downloads
Download data is not yet available.
Dettagli dell'articolo
Fascicolo
Sezione
Articolo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Come citare
Oliveira, I. F. de. (2008). HISTÓRIA DO BRASIL PARA CRIANÇAS: O LIVRO ESCOLAR NOS PRIMEIROS ANOS DA REPÚBLICA E A INICIATIVA DE JOAQUIM MARIA DE LACERDA. Cadernos De História Da Educação, 6. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/277