SER PROFESSOR: DA DIVISÃO DO TRABALHO À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DO TRABALHO DIDÁTICO
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
O objeto deste artigo é compreender o enunciado que o título denota: trataÂse de compreender os contornos da profissão docente associada desde o andamento da primeira revolução industrial aos nossos dias. Três aspectos são correlatos e inerentes à profissão docente: a participação da divisão do trabalho, a organização do trabalho pedagógico e a organização do trabalho didático. Certamente, estes não são compreensíveis, se desvinculados do processo de escolarização de então, nem mesmo da institucionalização escolar no período em apreço. Em relação à questão da associação entre a divisão do trabalho e as organizações do trabalho pedagógico e do trabalho didático, busca este artigo conceituar e historiar, pelas posições de diferentes autores clássicos europeus e brasileiros, tais locuções. Entre eles, encontramÂse Kant, Lakanal, Herbart, Buisson, A. A. de Oliveira, Lourenço Filho e Lorenzo Luzuriaga.
Downloads
Download data is not yet available.
Dettagli dell'articolo
Fascicolo
Sezione
Articolo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Come citare
Araujo, J. C. S. (2009). SER PROFESSOR: DA DIVISÃO DO TRABALHO À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E DO TRABALHO DIDÁTICO. Cadernos De História Da Educação, 8(1). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/2280