A DESCONSTRUÇÃO DAS FRIVOLIDADES NA EDUCAÇÃO DAS MULHERES COM BASE EM EXCERTOS DE NÃSIA FLORESTA
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
Este ensaio apresenta uma breve retomada da trajetória da autora Nísia Floresta e, em seguida, apresenta os argumentos com base na hermenêutica feminista para realizar uma releitura de alguns excertos escritos por ela. Nos pontos seguintes, estabelece o exercício dessa releitura, apresentando o que é entendido por uma antipedagogia da educação das mulheres no século XIX. E finaliza indicando que ainda não se chegou aos fundamentos pedagógicos dessa antipedagogia, ou seja, na desconstrução das frivolidades ensinadas diuturnamente para as meninas e mulheres. Além disso, apresenta questões que integram a proposta de intensificar resgates de textos de mulheres que abriram caminhos na busca por uma educação mais autônoma, numa perspectiva de gênero para os tempos atuais.
Dettagli dell'articolo
Fascicolo
Sezione
Articolo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Come citare
Eggert, E. (2013). A DESCONSTRUÇÃO DAS FRIVOLIDADES NA EDUCAÇÃO DAS MULHERES COM BASE EM EXCERTOS DE NÃSIA FLORESTA. Cadernos De História Da Educação, 11(2). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21706