GÊNESE E CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: APONTAMENTOS DE UMA TRAJETÓRIA EM CONTRADIÇÃO
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo desenvolve uma reflexão sobre o surgimento e a constituição da disciplina de Filosofia da Educação no Brasil, desde o período colonial até a segunda metade do século XX. Demonstra que a disciplina teve lugar garantido nos cursos de formação de professores. Porém sua constituição sempre esteve em .crise. quando se tratava de discutir seu verdadeiro papel. Mostra que a Filosofia da Educação se confundia com a própria Filosofia, com a História da Filosofia e até mesmo com a História da Educação, justificando a dificuldade de estabelecer a sua identidade. Retoma alguns autores que trabalham com a Filosofia da Educação, além das discussões legais a respeito da instituição desta disciplina.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Neto, A. Q., Puentes, R. V., & Aquino, O. F. (2010). GÊNESE E CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: APONTAMENTOS DE UMA TRAJETÓRIA EM CONTRADIÇÃO. Cadernos De História Da Educação, 9(1). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/7449
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).