A História da Educação em movimento: entre arquivos, sujeitos e atores
Contenu principal de l'article
Résumé
História da Educação: sujeitos, objetos e práticas, organizado por Mirian Jorge Warde e Fernando Rodrigues de Oliveira, é fruto do trabalho desenvolvido na linha de pesquisa homônima do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp – Guarulhos, ao qual os autores estão vinculados. Em formato digital e acesso aberto, o livro apresenta os resultados das pesquisas do grupo, que dialoga com conceitos e debates da história cultural, intelectual e política. Ao reunir autores em diferentes estágios profissionais e de formação em pesquisa, a leitura deste volume nos mostra como é possível revisitar temas já tradicionais da História da Educação, como a dos impressos educacionais, a partir de diferentes questões e enquadramentos teóricos, oferecendo ao campo novas perspectivas em um amplo recorte temporal. O prefácio, assinado por Vera Valdemarin, oferece um panorama dos estudos em História da Educação no Brasil, situando as contribuições apresentadas no livro.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
CHARTIER, Roger. A história cultural – entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1990.
GOMES, Angela de Castro; HANSEN, Patricia Santos (Org.). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
MAIO, Marcos C. A Crítica de Otto Klineberg aos testes de inteligência. O Brasil como laboratório racial. Varia Hist., 33(61), jan. 2017.
WARDE, Mirian J. e OLIVEIRA, Fernando R. (Orgs). História da Educação: sujeitos, objetos e práticas. São Paulo, Unifesp, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/11600/66026.