Pensar a História da Educação: entre práticas, sujeitos e silêncios

Contenu principal de l'article

Julia Rany Campos Freitas Pereira Uzun

Résumé

Não existe produção historiográfica descolada de seu contexto. A ideia de que o autor está à frente de seu tempo, ou que se instala no pensamento de três séculos atrás, vem carregada do principal pecado do historiador: o anacronismo. Nesse sentido, o livro organizado por Ariadne Lopes Ecar e Surya Aaronovich Pombo de Barros traz uma série de reflexões sobre a História da Educação e a profissão docente muito presentes no contexto em que se insere: o da preocupação com o desmantelamento das Ciências Humanas no Brasil, que afeta diretamente o processo de formação docente. Com propostas diferentes, vinculados a níveis educacionais diversos em todas as regiões do país, os autores e autoras envolvidos no projeto mobilizaram sua escrita para discutir o papel da História da Educação para a garantia de uma educação pública de qualidade, que dê voz a múltiplos atores e que faça sentido para professores e estudantes nesse momento de crise. O resgate minucioso da história da profissão docente no Brasil é um grande desafio para os pesquisadores em História da Educação. A formação dos sistemas de ensino brasileiros passou por um processo precoce de estadualização, fazendo com que a formação de professores adquirisse caráter regional (TANURI, 2000, p.61). Nesse sentido, o grande esforço dessa obra é retomar trajetórias pessoais, institucionais e contextuais que ampliem o olhar sobre a história da formação de professores no Brasil, suas práticas, suas estratégias e suas diversas formas de apropriação e ressignificação do “ser professor” em diversas temporalidades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Uzun, J. R. C. F. P. (2023). Pensar a História da Educação: entre práticas, sujeitos e silêncios. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–229. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-229
Rubrique
Resenhas
Biographie de l'auteur-e

Julia Rany Campos Freitas Pereira Uzun, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-8073-296X
http://lattes.cnpq.br/7159573898145572
juliauzun@usp.br

Références

BASTOS, Maria Helena C. A formação de professores para o ensino mútuo no Brasil: o “curso normal para professores de primeiras letras do Barão de Gérando (1839)”. História da Educação. Pelotas, n. 3, v. 2, 1998. p. 95-119.

ECAR, Ariadne Lopes. BARROS, Surya Aaronovich Pombo de (orgs.). História da educação: formação docente e a relação teoria-prática. São Paulo: FEUSP, 2022.

MOACYR, Primitivo. A instrução e o império: subsídios para a história da educação no Brasil (1823-1853). São Paulo: Editora Nacional, 1936. v. 1

SIQUEIRA, Elizabeth M. Luzes e sombras: modernidade e educação pública em Mato Grosso (1879-1889). Tese de Doutorado em História da Educação. Instituto de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso, 1999.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação. n. 14, mai/ago 2000. p. 61- 92.

VILLELA, Heloisa de O.S. A primeira escola normal do Brasil. In: NUNES, Clarice (org.). O passado sempre presente. São Paulo: Cortez, 1992.