A relevância e o significado da obra de Ilma Veiga
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Résumé
O livro “Formação docente, didática e projeto político-pedagógico – o legado de Ilma Passos Alencastro Veiga” é composto por capítulos escritos por diferentes autores que celebram a vida e a obra da referida docente. Nessa obra, o primeiro capítulo apresenta a trajetória e vida da educadora e pedagoga brasileira, que formulou um Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola como uma ação intencional direcionada à prática educativa e que assume um compromisso político com a transformação social. Nessa perspectiva, a educação é considerada uma atividade emancipadora que visa à formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de refletir sobre suas realidades e buscar alternativas concretas de libertação. O primeiro capítulo elaborado por Viana e Silva (2022) trata da trajetória da educadora. Ilma Veiga nasceu em Goiás, se licenciou em Pedagogia e em Educação Física, assessorou a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO), o Ministério de Educação (MEC) e o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), além de ter sido professora pesquisadora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e na Universidade de Brasília (UnB). A didática proposta pela autora busca estabelecer uma relação de coerência entre teoria e prática, com o intuito de educar segundo uma práxis transformadora e socialmente crítica, embasada no diálogo e na coletividade.
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Références
VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá; SILVA, Edileuza Fernandes da. Formação docente, didática e projeto político-pedagógico: o legado de Ilma Passos Alencastro Veiga. Papirus: Campinas, 2022.