Professores autores e livros didáticos: a definição de vida em compêndios de História Natural e Biologia (1930-1959) para o Ensino Secundário

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Marcos Ferreira Josephino
Maria Cristina Ferreira dos Santos
Wagner Gonçalves Bastos

Résumé

Neste estudo foi realizada uma análise da definição de vida e do estudo dos seres vivos em compêndios de História Natural e Biologia, compreendidos como a materialização das disciplinas escolares. O objetivo foi compreender como o conceito de vida foi abordado em nove livros didáticos de História Natural e de Biologia (1930 – 1959) de autoria de Candido Firmino de Mello-Leitão, Lafayette Rodrigues Pereira e Waldemiro Alves Potsch, professores catedráticos destas disciplinas no ensino secundário. A análise apontou que a definição de vida era considerada complexa no ensino da História Natural e Biologia e que a questão principal não era a definição de vida, mas como o processo da vida podia ser diferenciado dos processos físicos ou corpos brutos por meio de suas propriedades características. Não foram identificadas mudanças na definição de vida e no estudo dos seres vivos nos livros didáticos analisados das duas disciplinas escolares neste período.

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Josephino, M. F., Santos, M. C. F. dos, & Bastos, W. G. (2023). Professores autores e livros didáticos: a definição de vida em compêndios de História Natural e Biologia (1930-1959) para o Ensino Secundário. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–212. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-212
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Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Marcos Ferreira Josephino, Instituto de Educação Clélia Nanci (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-3222-7643
http://lattes.cnpq.br/1121554004075766
ferreirajosephinomarcos@yahoo.com.br

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4522-1109
http://lattes.cnpq.br/2005558866313073
mariacristinauerj@gmail.com

Wagner Gonçalves Bastos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-5350-3969
http://lattes.cnpq.br/3960665007298726
wgnutes@gmail.com

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