O papel social da Escola Estadual Dom Orione (Curitiba/PR) e as políticas nacionais e estaduais de educação (1967a 1971)

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Gabriel Fernandes da Silva
Maria Elisabeth Blanck Miguel

Résumé

Este trabalho teve como objetivo analisar o papel social que a Escola Estadual Dom Orione empregou no contexto paranaense, no período de 1967a 1971. Como caminho para análise, identificamos as políticas educacionais para o ensino primário e a formação de professores em nível nacional e estadual. Os dados foram relacionados ao papel social da Escola Dom Orione. Metodologicamente, utilizamos a abordagem histórico documental, valorizando as fontes mencionadas, articulando-as ao contexto sociopolítico e econômico do recorte temporal. A fundamentação teórica foi Bloch (2001), Saviani (2007), Gonçalves e Gonçalves (2008), Padis (1981) e Souza (2009) além das legislações educacionais. Com o intuito de preservar a História e Memória da escola, fizemos novos questionamentos às fontes existentes, é o que tornou relevante compreender seu papel social.

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Comment citer
Silva, G. F. da, & Miguel, M. E. B. (2023). O papel social da Escola Estadual Dom Orione (Curitiba/PR) e as políticas nacionais e estaduais de educação (1967a 1971). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–210. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-210
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Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Gabriel Fernandes da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-0697-6739
http://lattes.cnpq.br/5035272505222176
gabriel_fernandesdasilva@hotmail.com

Maria Elisabeth Blanck Miguel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-2307-7791
http://lattes.cnpq.br/8090273140545543
meblanck@gmail.com

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