Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências entre Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887)

Contenu principal de l'article

Carolina Mostaro Neves da Silva
Bruna Soares Polachini

Résumé

Este artigo investiga as trajetórias de Silva Jardim (1860-1891) e Camillo Passalacqua (1858-1920), na Escola Normal de São Paulo, a fim de analisar e comparar suas concepções de educação e ensino. Foram consultadas atas da congregação, ofícios, relatórios e regulamentos da escola, jornais do período e as obras dos docentes: Reforma do Ensino de Língua Materna (1884), de Silva Jardim, e Pedagogia e Methodologia (1887) de Passalacqua. Procuramos analisar como esses sujeitos se apropriaram de elementos dos discursos pedagógicos contemporâneos, como os preceitos do ensino gradual, racional e intuitivo, articulando-os com perspectivas político-filosóficas e religiosas bastantes distintas. Essas diferenças se expressam em seus escritos, assim como nas aulas, e são visíveis, sobretudo, nos materiais adotados para o ensino por cada docente em sua cadeira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Silva, C. M. N. da, & Polachini, B. S. (2023). Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências entre Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e189. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-189
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Carolina Mostaro Neves da Silva, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-0853-6726
http://lattes.cnpq.br/8957578717474377
carolmostaro@yahoo.com.br

Références

ALONSO, A. Ideias em movimento. A geração 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: Paz & Terra, 2002.

BONTEMPI JR. Bruno. O pedagogo prático e seu método em perene construção: J. H. Pestalozzi (1746-1827). In: BOTO, Carlota (org.). Clássicos do Pensamento pedagógico: olhares entrecruzados. Ed. EDUFU, Uberlândia, 2019. DOI: https://doi.org/10.7476/9786558240273.0005

BOTO, C. Ler, escrever, contar e se comportar: a escola primária como rito do século XIX português (1820-1910). 1997. 606f. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-20032012-103942/pt-br.php. Acesso em 20 jul. 2022.

COMPAYRÉ, G. Cours de pédagogie théorique et pratique. Paris: Librairie Classique Paul Delaplane, 1897.

COMTE, A. Curso de filosofia positiva. Tradução: José Arthur Giannotti. In: Comte - Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

DEUS, J. Cartilha maternal ou arte da leitura. Terceira edição correcta e augmentada. Lisboa: Imprensa Nacional, 1878.

DIAS, M. H. Professores da Escola Normal de São Paulo (1846-1890): a história não escrita. Campinas, SP: Alínea, 2013.

LEÃO, J. Silva Jardim: apontamentos para a biographia do illustre propagandista, hauridos nas informações paternas e dados particulares e officiaes. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1895.

MARTINS, R. S. B. O ensino de história na Escola Normal de São Paulo (1880-1890). 2013. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação História, Política e Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10409. Acesso em 03 dez. 2019.

MONARCHA, C. Escola normal da praça: o lado noturno das luzes. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1999.

PASQUIM, F. Antonio da Silva Jardim (1860-1891) na história do ensino de leitura e escrita no Brasil. In: MORTATTI, M. et al. (Orgs). Sujeitos da história do ensino de leitura e escrita no Brasil [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, p.35-58. DOI: https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-202-4

PASQUIM, F. Antonio da Silva Jardim na história do ensino de leitura e escrita no Brasil. São Paulo: Ed. Oficina Universitária, 2021.

RAPET, J. Charbonneau. In: BUISSON, F. Dictionnaire de pédagogie et d'instruction primaire. Librairie Hachette et Cie. Paris, 1887.

SCHELBAEUR, A. R. A Constituição do método intuitivo na província de São Paulo (1870-1889). 2003. 350f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP. São Paulo, 2003.

SILVA, V. B. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). São Paulo: Editora UNESP, 2018.

TANURI, L. M. O ensino normal no Estado de São Paulo, 1890-1930. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1979.

VALDEMARIN, V. Lições de coisas: concepção científica e projeto modernizador para a sociedade. Cadernos CEDES [online], Campinas (SP), v.20, n.52, p.74-87, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000300006

VALDEMARIN, V. Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido. Educar, Curitiba, n.18, p.157-182, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.238