O programa de monitoria no ensino superior, suas transformações históricas e a possibilidade de aprendizagem da docência

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Kamilla Botelho de Oliveira
Alvanize Valente Fernandes Ferenc

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar as transformações históricas do programa de monitoria no contexto do ensino superior. Lançando mão de leis, resoluções e regulamentos, buscamos compreender a trajetória desse programa, as mudanças pelas quais passou, e se a função de monitor era/é considerada como uma possibilidade de aprendizagem da docência. No desenvolvimento da pesquisa, iniciamos pela organização temporal dos documentos encontrados na Universidade Federal de Viçosa (UFV), explorando a evolução da atividade de monitoria e o seu tratamento na Universidade, desde 1968, mesclando o que a lei ditava e como a UFV a aplicava por meio de suas resoluções internas. Ao longo de seu percurso histórico, observamos a utilização de diferentes terminologias, as transformações de seus objetivos e a sua consideração como uma atividade em que é possível construir saberes necessários à profissão docente.

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Oliveira, K. B. de, & Ferenc, A. V. F. (2023). O programa de monitoria no ensino superior, suas transformações históricas e a possibilidade de aprendizagem da docência. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e178. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-178
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Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Kamilla Botelho de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-8617-2150
http://lattes.cnpq.br/8696645993712072
kamilla.oliveira@ufv.br

Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1271-1075
http://lattes.cnpq.br/3090603419576186
avalente@ufv.br

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