Paulo Freire: um olhar para a história de alfabetização do Educador da liberdade

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Josélia Gomes Neves

Résumé

A história inicial de aprendizagem da leitura e da escrita de profissionais da literatura e educação representou a principal mobilização deste trabalho. O objetivo foi compreender como ocorreu o processo de alfabetização de Paulo Freire. Embora existam registros sobre essa trajetória, avaliamos ser necessária uma elaboração mais específica sobre o tema, sobretudo pela importância que o ato de alfabetizar teve na vida do educador ao longo de sua vida. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa narrativa. A alfabetização de Paulo Freire desde cedo vislumbrava um conjunto de aprendizagens envolvendo o binômio, condição social e saber formal, aspectos pedagógicos inseparáveis também em seus trabalhos, o que o levava a rejeitar as proposições mecanicistas das cartilhas. Assim, muitos dos elementos presentes em seu processo de compreensão do sistema da leitura e da escrita repercutiram profundamente no decorrer de sua atuação crítica, educadora e humanista. 

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Neves, J. G. (2023). Paulo Freire: um olhar para a história de alfabetização do Educador da liberdade. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e176. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-176
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