Os Salesianos no processo de expansão do Ensino Secundário e na formação dos jovens em Mato Grosso (1895-1951)

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Elizabeth Figueiredo de Sá
Alessandra Cristina Furtado

Résumé

Este artigo analisa o processo de expansão das escolas secundárias confessionais salesianas em Mato Grosso e a sua contribuição na formação civilizadora dos jovens de maior poder aquisitivo desse estado, no período de 1895 a 1951. Inicialmente, consultamos dissertações, teses e obras produzidas sobre a Ordem Salesiana no Brasil e no estado de Mato Grosso. Após, voltamo-nos para as fontes documentais, priorizando os periódicos. A análise está ancorada nos aportes de Norbert Elias. Os resultados apontaram que a atuação educacional da Ordem Salesiana se direcionou e expandiu, principalmente, para o sul do estado, onde ofereciam o ensino secundário para ambos os sexos, em escolas distintas, visando a formação civilizatória dos jovens de famílias de maior poder aquisitivo, preparando-os como líderes para atuarem na sociedade, no caso dos rapazes, e de esposas e mães conscientes de seus deveres para com a família e sociedade, no caso das moças.

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Sá, E. F. de, & Furtado, A. C. (2023). Os Salesianos no processo de expansão do Ensino Secundário e na formação dos jovens em Mato Grosso (1895-1951). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e169. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-169
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Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Elizabeth Figueiredo de Sá, Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-5861-7535
http://lattes.cnpq.br/1975779880933099
elizabethfsa1@gmail.com

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-6084-2299
http://lattes.cnpq.br/0352539741899197
alessandrafurtado@ufgd.edu.br

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