Constituição da Educação Especial no Brasil: contribuições de Sarah Couto Cesar e Olívia da Silva Pereira

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Márcia Denise Pletsch
Getsemane de Freitas Batista
Leila Lopes de Avila

Résumé

A institucionalização da Educação Especial ocorreu durante o regime da ditadura militar (1964-1985), com a criação do Centro Nacional de Educação Especial (Cenesp). O objetivo deste artigo é apresentar e discutir o papel de Sarah Couto Cesar e de Olívia da Silva Pereira na constituição da Educação Especial no Brasil. Em termos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica em diálogo com a história oral por meio de entrevistas com Sarah Couto Cesar, Ilza Maria Ferreira Pinto Autran e Rosana Glat. A pesquisa evidenciou que Sarah Couto Cesar e Olívia da Silva Pereira atuaram e tiveram uma importante contribuição na articulação política para institucionalizar a Educação Especial nos diferentes estados brasileiros, assim como na formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação. O texto também problematiza a institucionalização da Educação Especial e as disputas entre os setores público e privado sobre o lócus de escolarização de pessoas com deficiência e de formação inicial e continuada de professores.

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Comment citer
Pletsch, M. D., Batista, G. de F., & Avila, L. L. de. (2023). Constituição da Educação Especial no Brasil: contribuições de Sarah Couto Cesar e Olívia da Silva Pereira. Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e159. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-159
Rubrique
Dossiê 2 - A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas
Bibliographies de l'auteur-e

Márcia Denise Pletsch, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-5906-0487
http://lattes.cnpq.br/5622440291569151
marciadenisepletsch@gmail.com

Getsemane de Freitas Batista, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-5179-8935
http://lattes.cnpq.br/0955721895707515
getsemanedoutorado@gmail.com

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