A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas

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Adriana Araújo Pereira Borges
Fernando César Ferreira Gouvêa

Résumé

As primeiras ações do que será conhecido, posteriormente, como Educação Especial ocorreram como iniciativas isoladas e praticadas por médicos, a partir do século XVIII. Historiadores da Educação Especial costumam considerar Jean-Luc Gaspard Itard, psiquiatra francês, o pioneiro do campo, por aceitar o desafio de tentar educar Victor, o menino selvagem encontrado na floresta do Aveyron, na França. Os registros da intervenção foram preservados e demonstram as tentativas de educar a criança. No Brasil, costuma-se considerar que a Educação Especial iniciou seu percurso ainda no Império, com a inauguração do Instituto Nacional dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES) e do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, denominado desde o início da República, Instituto Benjamim Constant, responsável pela educação das pessoas cegas. No entanto, a História da Educação Especial no Brasil ainda carece ser explorada.

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Comment citer
Borges, A. A. P., & Gouvêa, F. C. F. (2023). A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas . Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e154. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-154
Rubrique
Dossiê 2 - A constituição do campo da Educação Especial no Brasil: entre tempos, lugares e pessoas
Bibliographies de l'auteur-e

Adriana Araújo Pereira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-0493-0099
http://lattes.cnpq.br/9946652387882951
adriana.fha@gmail.com

Fernando César Ferreira Gouvêa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil)

http://orcid.org/0000-0002-3537-7559
http://lattes.cnpq.br/6186337020612168
gouveafcf@uol.com.br