Educar os habitantes do campo: a formação de professoras rurais e os Centros de Treinamento de Professores (1950 - 1963)

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Nilce Vieira Campos Ferreira

Résumé

Apresento algumas reflexões a partir de pesquisa bibliográfica e documental sobre a formação ofertada às professoras rurais nos centros de treinamento de professores e de auxiliares rurais, a partir da Campanha Nacional de Educação Rural - CNER, no recorte temporal entre os anos de 1950 e 1963. Entre as indagações destaco: como foram formadas as professoras normalistas rurais? Cotejo o discurso, as práticas de formação e de treinamentos de professoras, evidenciando o perfil político e ideológico, cujo principal intento era fixar a população campesina na “gleba saneada e produtiva”. Aliada à formação do magistério leigo, sob cuja responsabilidade se encontrava a maioria das escolas brasileiras, cuja principal finalidade da formação ofertada nos centros de treinamento e nos cursos normais rurais era instruir docentes que fossem atuar no meio rural, de modo a contribuir para evitar o êxodo de lavradores e a fuga dos elementos jovens e animosos, do campo para as cidades.

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Comment citer
Ferreira, N. V. C. (2023). Educar os habitantes do campo: a formação de professoras rurais e os Centros de Treinamento de Professores (1950 - 1963). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e151. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-151
Rubrique
Dossiê 1 - História da formação e do trabalho de professoras e professores de escolas rurais (1940-1970)
Biographie de l'auteur-e

Nilce Vieira Campos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-9165-0011
http://lattes.cnpq.br/3948893613479712
nilcevieiraufmt@gmail.com

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