Memórias Cruzadas: reconstruindo a história da formação e trabalho docente em escolas primárias rurais paulista (1940-1970)

Contenu principal de l'article

Noely Costa Dias Garcia
Rosa Fátima de Souza Chaloba

Résumé

Este texto apresenta resultados parciais de pesquisa sobre a história da formação e trabalho de professores de escolas primárias rurais pertencentes à Diretoria de Ensino do município de São José do Rio Preto/SP entre 1940 e 1970. O corpus fundamental do estudo foi constituído por entrevistas realizadas com dez professores (9 professoras e um professor) que exerceram a docência em escolas rurais no período delimitado para o estudo. Além das fontes orais, são analisadas as políticas educacionais com relação à expansão do ensino primário rural, bem como a as alterações do Curso Normal, em 1971. Os resultados obtidos indicaram que os docentes tiveram dificuldades com as classes multisseriadas e a localização das escolas rurais, geralmente de difícil acesso, contudo, muitos desafios foram dirimidos com a produção de materiais de ensino, produção da merenda e compra de cartilhas para as crianças, soluções individualizadas, já que a escola rural em São Paulo nunca recebeu um planejamento sistêmico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Garcia, N. C. D., & Chaloba, R. F. de S. (2023). Memórias Cruzadas: reconstruindo a história da formação e trabalho docente em escolas primárias rurais paulista (1940-1970). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e150. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-150
Rubrique
Dossiê 1 - História da formação e do trabalho de professoras e professores de escolas rurais (1940-1970)
Bibliographies de l'auteur-e

Rosa Fátima de Souza Chaloba, Universidade Estadual Paulista (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-3905-7317
http://lattes.cnpq.br/6453276942134992
rosa.souza@unesp.br

Références

ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios. A sala de aula foi o meu mundo: a carreira do magistério em São Paulo (1920-1950). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p.289-305, abr./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000200002

ALMEIDA JÚNIOR, Antônio. A escola pitoresca e outros trabalhos. Companhia Editora Nacional, São Paulo, 2ª ed., Série 3ª da Biblioteca Pedagógica Brasileira, 1951.

ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva. História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952): uma abordagem comparada. 2013. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2013

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 19. ed. Tradução de: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. Tradução de Maria de Lurdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados (online), São Paulo, v.5, n.11, p. 173-191, 1991. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141991000100010

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 5 ed. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 2003

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LEITE, Kamila Cristina Evaristo. Memórias de professoras de escolas rurais: (Rio Claro-SP, 1950 a 1992). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.

LIMA, Sandra Cristina Fagundes; ASSIS, Danielle Angélica. Poetas de seus negócios: Professoras leigas das escolas rurais (Uberlândia-MG, 1950 a 1979). Cadernos de História da Educação, 12, 313-332, 2013.

LIMA, Sandra Cristina Fagundes. Eu aprendi e ensinei também ao mesmo tempo: professores leigos na história da escola rural. Revista de Educação Pública, 27, 405-423, 2018. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6588

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. História oral: como fazer, como pensar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

MORAES, Agnes Iara Domingos. O ensino primário tipicamente rural no estado de São Paulo: um estudo sobre as granjas escolares, os grupos escolares rurais e as escolas típicas rurais (1933-1968). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

ORANI, Angélica Pall. Apontamentos sobre a história das escolas rurais em São Paulo (1930-1970). Anais Eletrônico do IX Congresso Brasileiro de História da Educação, João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, 2017, p.469-480.

RIZZINI, Nilce Apparecida Lodi. Álbum de fotos. Fotografia da turma de alunos da Escola Mista da Fazenda Scaff. São José do Rio Preto, 1956.

SÃO PAULO (ESTADO). Lei nº 930, de 13 de agosto de 1904. Modifica várias disposições das leis em vigor sobre instrucção publica do Estado. Alesp, [1904]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1904/lei-930-13.08.1904.html. Acesso em: 15 dez. 2020.

SÃO PAULO (ESTADO). Decreto nº 5.804, de 16 de janeiro de 1933. Institui a carreira no magistério público primário. Alesp, [1933]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/ repositorio/legislacao/decreto/1933/decreto-5804-16.01.1933.html. Acesso em: 09 mar 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). Decreto nº 5.884, de 21 de abril de 1933. Institue o Código de Educação do Estado de São Paulo. Alesp, [1933a]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1933/decreto-5884-21.04.1933.html. Acesso em: 09 mar 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). Decreto nº 6.197, de 9 de dezembro de 1933. Introduz modificações na carreira do magistério primário. Alesp, [1933c]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1933/decreto-6197-09.12.1933.html. Acesso em: 15 mar 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). Decreto nº 6.947, de 6 de fevereiro de 1935. Consolida disposições anteriores na carreira do magistério primária, instituída pelo Decreto nº 3.884, de 21 de abril de 1933 e alternada pelo Decreto nº 6. 197 de 9 de dezembro de 1933. Alesp [1935]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1935/decreto-6947-06.02.1935.html. Acesso em: 15 mar 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). Decreto-Lei nº 12.427, de 23 de dezembro de 1941. Consubstancia novas disposições relativas à carreira do magistério público primário, e dá outras providências. Alesp [1942]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto.lei/1941/ decreto.lei-12427-23.12.1941.html. Acesso em: 15 mar 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). Decreto-Lei nº 12.801, de 13 de julho de 1942. Dispõe sobre concessão de vantagens aos diplomados pela Escola Normal “Caetano de Campos. Alesp [1942]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto.lei/1942/ decreto.lei-12801-13.07.1942.html. Acesso em: 15 mar 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). Decreto nº 15.993, de 29 de agosto de 1946. Dá regulamento ao estabelecimento no § 1º, do artigo 2º, do decreto n. 12.801, de 13-7-1942. Alesp [1946]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1946/decreto-15993-29.08.1946.html. Acesso em: 15 mar 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). Lei nº 467, de 30 de setembro de 1949. Dispõe sobre concurso de ingresso e reingresso ao magistério público. Alesp, [1948]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1949/lei-467-30.09.1949.html. Acesso em: 15 mar. 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). Decreto nº 24.400, de 11 de março de 1955. Dispõe sobre a instalação de classes de emergência, de ensino primário. Alesp, [1955]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1955/decreto-24400-11.03.1955.html. Acesso em: 19 mar. 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). Lei nº 7.378, de 31 de outubro de 1962. Dispõe sobre o concurso de ingresso e reingresso no magistério público primário do Estado e dá outras provid6encias. Alesp, [1962c]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1962/lei-7378-31.10.1962.html. Acesso em: 16 mar. 2021.

SÃO PAULO (ESTADO). Decreto nº 41.277, de 24 de dezembro de 1962. Regulamenta a Lei n.º 7.378, de 31 de outubro de 1962, que dispõe sôbre o Concurso de Ingresso e Reingresso no Magistério Público Primário do Estado, e dá outras providências. Alesp, [1962d]. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1962/decreto-41277-24.12.1962.html. Acesso em: 16 mar. 2021.

SIQUEIRA, Maryluze Souza Santos. Revolver a terra, regar a memória e semear a história: o campo de formação do professor primário rural em Sergipe (1946 – 1963). Tese (Doutorado em Educação), Universidade Tiradentes, Aracajú, 2019.

SOUZA, Rosa Fátima; FARIA FILHO, Luciano Mendes. A Contribuição dos estudos sobre Grupos Escolares para a Renovação da História do Ensino Primário no Brasil. In: VIDAL, Diana Gonçalves. (Org.). Grupos Escolares no Brasil: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado de Letras, 2006, p. 21-56.

SOUZA, Rosa Fátima de. A escola pública primária no Estado de São Paulo: políticas de expansão e de renovação pedagógica (1930 - 1961). In: FURTADO, A.C.; SCHELBAUER, A. R.; CORRÊA, R. L. T. (Org.). Itinerários e singularidades da institucionalização e expansão da escola primária no Brasil (1930 - 1961). 1ed. Maringá: UEM, 2019, p. 17-54.

SOUZA, Rosa Fátima de. ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de. Para uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (São Paulo, 1889-1947). Roteiro, v. 40, p. 293-310, 2015. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v40i2.7462

SOUZA, Rosa F.; SILVA, Vera Lucia G.; SÁ, Elizabeth F. Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil. Investigações comparadas sobre a escola graduada (1870 – 1930). Cuiabá: EdUFMT, 2013.

SOUZA, Rosa Fátima de. MORAES, Agnes Iara Domingos. O “ensino típico rural”: contribuições para a historiografia da educação rural no Brasil. Revista Documento/Monumento, Mato Grosso, vol. 15, n. 1, p.277-305, set/2015.

THOMPSON, Paul. A voz do passado. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

Fontes orais

Irce Elias Pires da Costa. Relato oral sobre formação e docência rural em São Paulo. Entrevista concedida a Noely Costa Dias Garcia. São José do Rio Preto/SP, 18 maio 2019.

Ivanilde Afonso Prudêncio. Relato oral sobre formação e docência rural em São Paulo. Entrevista concedida a Noely Costa Dias Garcia. São José do Rio Preto/SP, 8 jan. 2020.

Jorge Salomão. Relato oral sobre formação e docência rural em São Paulo. Entrevista concedida a Noely Costa Dias Garcia. São José do Rio Preto/SP, 25 maio 2019.

Maria Alvarez Romano. Relato oral sobre formação e docência rural em São Paulo. Entrevista concedida a Noely Costa Dias Garcia. São José do Rio Preto/SP, 4 mar. 2019.

Maria Inês Magnani Salomão. Relato oral sobre formação e docência rural em São Paulo. Entrevista concedida a Noely Costa Dias Garcia. São José do Rio Preto/SP, 25 maio 2019.

Maria Nirce Previdentes Sanches. Relato oral sobre formação e docência rural em São Paulo. Entrevista concedida a Noely Costa Dias Garcia. São José do Rio Preto/SP, 4 mar. 2019.

Nilce Aparecida Lodi Rizzini. Relato oral sobre formação e docência rural em São Paulo. Entrevista concedida a Noely Costa Dias Garcia. São José do Rio Preto/SP, 9 jan. 2020.

Palmira Miqueletti Marra da Silva. Relato oral sobre formação e docência rural em São Paulo. Entrevista concedida a Noely Costa Dias Garcia. São José do Rio Preto/SP, 18 maio 2019.

Sônia Aparecida Azem. Relato oral sobre formação e docência rural em São Paulo. Entrevista concedida a Noely Costa Dias Garcia. São José do Rio Preto/SP, 4 maio 2019.

Yara Aparecida Aude. Relato oral sobre formação e docência rural em São Paulo. Entrevista concedida a Noely Costa Dias Garcia. São José do Rio Preto/SP, 21 setembro 2019.