Os diagramas do poder e a invenção de uma nação: a educação à margem e em meio do processo de independência

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Bruno Gonçalves Borges

Résumé

Nos dias de hoje, escrever uma resenha superou o objetivo de sumariar uma obra, de modo a favorecer ao público um panorama do texto antes que este pudesse ser lido por inteiro ou mesmo em parte. Não faz tanto tempo, os livros eram, na maioria das vezes, encontrados nas bibliotecas ou comprados em livrarias. A circulação e disponibilização em suporte digital propiciou um fenômeno desejado desde sempre, o acesso universal a um texto, o que se tornou possível graças aos mecanismos de busca e indexação digitais que repercutiram, diretamente, não apenas no consumo de obras, mas também na prática da pesquisa acadêmica. Obviamente, a introdução que fazemos aqui não tem o interesse em promover o debate em torno dos prós e contras aos textos impressos ou digitais ou mesmo do papel das resenhas nos periódicos contemporâneos, mas de simplesmente justificar nosso ponto de partida diante da tarefa de resenhar a coletânea Independência e Instrução no Brasil. História, memória e formação (1822-1972) que, diante do exposto, pode ser entendido como um ponto de partida descompromissado, experimental. Ler um texto é capturar suas linhas de força e ao mesmo tempo ser atravessado por elas, de modo que pode haver uma sinergia (ou não) no encontro produzido entre o corpo leitor e o corpo lido do texto. A obra a que dedicamos esta resenha, sem dúvida, está entre aquelas que provocaram um bom encontro, para usar o termo spinozista , pois aumentou nossa potência e provocou a necessidade entre outras coisas, de propor uma forma de expressão sobre ela, que se materializa nas linhas desta resenha.

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Comment citer
Borges, B. G. (2022). Os diagramas do poder e a invenção de uma nação: a educação à margem e em meio do processo de independência. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e142. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-142
Rubrique
Resenhas
Biographie de l'auteur-e

Bruno Gonçalves Borges, Universidade Federal de Catalão (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-3200-4909
http://lattes.cnpq.br/0019694073171774
bruno_borges@ufcat.edu.br

Références

DELEUZE, Gilles. Foucault. trad. Cláudia Sant’Anna. rev. Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2013.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. trad. Raquel Ramalhete 42 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LIMEIRA, Aline de Morais; CLEMENTE, Edgleide; GONDRA, José (Orgs.). Independência e Instrução no Brasil. História, Memória e Formação (1822-1972). Rio de Janeiro: Eduerj. 2022.