Novos olhares para a pesquisa em história da educação: análise da frequência de termos na revista The New Era via uso do software ATLAS.Ti

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Vinicius de Moraes Monção

Résumé

O artigo tem como objetivo analisar a frequência absoluta de termos referentes as etapas de escolarização presentes na revista The New Era, órgão oficial em língua inglesa, da New Education Fellowship, publicadas entre 1920 e 1930. As discussões teóricas e metodológicas apoiam-se na intersecção das proposições oriundas da História Digital e da História da Educação. Como resultado, pode-se observar que o termo mais frequente na revista foi nursery school e que reflete o período das discussões sociais e educativas em curso no contexto britânico no período analisado. Por fim, frente à abordagem teórica e metodológica acionada no artigo, é possível pensar sobre a importância da constituição de uma História Digital da Educação como braço epistêmico que oportunize ao campo avanços nas discussões e análises de acervos digitais e digitalizados.

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Monção, V. de M. (2022). Novos olhares para a pesquisa em história da educação: análise da frequência de termos na revista The New Era via uso do software ATLAS.Ti. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e136. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-136
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Artigos
Biographie de l'auteur-e

Vinicius de Moraes Monção, Universidade de São Paulo (Brasil)

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
https://orcid.org/0000-0002-3353-1655
http://lattes.cnpq.br/6398850415072000
vinimoncaodois@gmail.com

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