Educação infantil e mulheres no Jornal do Comércio: Manaus, década de 1970

Contenu principal de l'article

Kelly Rocha de Matos Vasconcelos
Moysés Kuhlmann Júnior

Résumé

O artigo analisa a publicação de notícias sobre educação das crianças de 0 a 7 anos de idade, na década de 1970, no Jornal do Comércio do Amazonas. Segue a perspectiva da história social e cultural e situa a educação no quadro das relações sociais. O texto apresenta uma contextualização da Educação Infantil no período e do jornal pesquisado, para em seguida tratar das notícias. Selecionamos oito artigos localizados no Caderno Feminino e na coluna Mulher, sobre os seguintes temas: políticas de creche e jardim de infância; importância do brinquedo, da atividade de brincar e da socialização para o desenvolvimento da criança; transição da pré-escola para o 1º grau e férias escolares. Conclui-se que, no contexto de expansão da educação pré-escolar naquele período, o jornal privilegiou a discussão sobre a educação infantil nas seções para as mulheres, sem uma clara distinção entre o espaço doméstico e o público.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Vasconcelos, K. R. de M., & Kuhlmann Júnior, M. (2022). Educação infantil e mulheres no Jornal do Comércio: Manaus, década de 1970 . Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e131. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-131
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Kelly Rocha de Matos Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas (Brasil); Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Brasil)

Bolsista pela Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
http://orcid.org/0000-0002-1143-8388
http://lattes.cnpq.br/4764260942871994
kellymattos_am@hotmail.com

Moysés Kuhlmann Júnior, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Brasil)
https://orcid.org/0000-0001-7564-620X
http://lattes.cnpq.br/5395628476390038
moyseskj180@gmail.com

Références

A CRÍTICA. Manaus, 7 de janeiro de 1979, p. 3.

ALVES, I. G. Entre chás e salões: as organizações de mulheres de classe média e a assistência social no sul de Santa Catarina. Gênero, Niterói, v. 15, p. 71-90. 2015.

AZEVEDO, C. B. de; STAMATTO, M. I. S. Historiografia, processo ensino-aprendizagem e ensino de história. In: Revista metáfora educacional, n.9, dez./2010. p.70-89. Semestral. Disponível em: http://www.valdeci.bio.br/pdf/azevedo_stamatto_historiografia_processo_ensino.pdf. Acesso em: 25 jun. 2018.

BUITONI, D. Mulher de Papel: a representação da mulher na imprensa feminina brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.

CAMPOS, R. D. Mulheres e crianças na imprensa paulista (1920-1940): representação e história. 2007. 216 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007.

CASTRO, M. H. G. de. A política de educação infantil no âmbito do estado brasileiro. In: BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Anais do I Simpósio Nacional de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994. p.32-35.

CAVALCANTE, I. F. e FLORES, M. da C. 2016. Imprensa e assuntos de mulher: revisitando as décadas de 1960 e 1970. Mneme - Revista de Humanidades. v. 17, n.38, p.120-132, ago. 2016.

CERTEAU, M. de. A Escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CRUZ, H. de F.; PEIXOTO, M. do R. C. Na Oficina do Historiador: Conversas sobre História e Imprensa. Projeto História, São Paulo, n.35, p.253-270, dez. 2007. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2221. Acesso em: 10 dez. 2017.

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Recife, 01/10/1977, seção B, p. 2. Acervo: Hemeroteca Digital Brasileira. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/029033_15/106765. Acesso em: 12 fev. 2021.

DUARTE, D. M. A imprensa amazonense: chantagem, política e lama. Manaus: DDC, 2015.

HOBSBAWM, E. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

IBGE. Censo demográfico: dados gerais, migração, instrução, fecundidade, mortalidade/ Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro: IBGE, 1982-1983.

JORNAL DO COMMERCIO. Manaus, 16/10/1910, p. 03. Acervo: Hemeroteca Digital Brasileira. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/170054_01/9072. Acesso em: 03 set. 2021.

JORNAL DO COMÉRCIO. Manaus, 1928-1978.

KOSSOY, B. Fotografia e História. 2 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

KUHLMANN JÚNIOR, M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

KUHLMANN JÚNIOR, M. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 14, p.05-18, maio 2000. Trimestral. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a02. Acesso em: 19 out. 2021.

KUHLMANN JÚNIOR, M.; LEONARDI, P. História da Educação no quadro das relações sociais. História da Educação, [s.l.], v.21, n.51, p.207-227, abr. 2017. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/66163.

LUCA, T. R. Fontes impressas: História dos, nos e por meio dos periódicos. IN: PINSKY, C. B. (org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008.

LUCA, T. R. Imprensa feminina: Mulher em revista. IN: PINSKY, C.B.; PEDRO, M.J. (org.). Nova História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.

MAGALHÃES, J. P. Tecendo Nexos: História das Instituições Educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco-EDUSF, 2004.

MIRANDA, C. B. M. Perspectivas do golpe 1964: abordagens da grande imprensa no Norte e Sudeste do Brasil. Caderno Pesquisa do CDHIS, Uberlândia, MG, v.30, n.2, p.281-305, jul./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.14393/cdhis.v30n2.2017.41689.

MOTTA, M. C. As ações da organização mundial para educação pré-escolar – OMEP/Brasil/Mato Grosso do Sul e suas contribuições para a Educação Infantil em Mato Grosso do Sul. 2003. 233f. Tese (Doutorado) Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2003. Disponível em: http://www.ucdb.br/mestradoeducacao/grupogeppes/fotos/250.pdf. Acesso em: 16 ago. 2021.

REIS, J. C. Escola dos Annales- a inovação em história. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

RIMES, K. A.; OLIVEIRA, M. I. C. de; BOCCOLINI, C. S. Licença maternidade e aleitamento materno exclusivo. Revista de Saúde Pública, [S.l.], v.53, p.10, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000244

ROCHA, S. Suplementos jornalísticos e universidade: informação ou imagem. E-Compós, Brasília - DF, v.7, 2006. p.2-13. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.120

ROSEMBERG, F.; AMADO, T. Mulheres na escola. Cadernos de pesquisa. São Paulo, n.80, 1992. p.62-74.

SILVA, V. P. Mães manauaras e a educação das crianças pequenininhas: pluralidades históricas e resistência na cidade da floresta. 2021. 142 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado, Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

SIMÕES, I. F. TV à Chateaubriand. Artepensamento, IMS, 1986. Disponível em: https://artepensamento.com.br/item/tv-a-chateaubriand/. Acesso em 18 fev. 2021.

SOUZA, L. J. B. Cultura Impressa no Amazonas e a trajetória de um jornal centenário. Tempos Históricos, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 2, p.106-133, dez. 2010. Semestral. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/temposhistoricos/article/view/4861. Acesso em: 23 jan. 2018.

THOMPSON, E. P. Folclore, antropologia e história social. In: NEGRO, A. L.; SILVA, S. (org.). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001, p. 227-267.

VALENTE, W. R. O que é número? Produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2012, v.26, n.44 [Acessado 26 Out. 2021], p.1417-1442. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014.

VASCONCELOS, K. R. M. Parques Infantis no Amazonas: 1940 a 1996. 2018. 233 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6738. Acesso em: 16 ago. 2021.