La Nouvelle Histoire e o ressurgimento da História Local: contribuições para a pesquisa em História da Educação
Contenu principal de l'article
Résumé
O presente texto discorre acerca do debate teórico-metodológico na questão da produção historiográfica em nível local/regional sem perder de vista a sua relação com o global. Trata-se de uma postura teórica-metodológica que se generalizou por meio da chamada Escola dos Annales, sobretudo em sua terceira geração, possibilitando a abertura de novas fronteiras interpretativas, de modo a promover outras vias para as pesquisas no campo da História, em especial, da História da Educação. Nessa perspectiva, a escrita da história da educação na dimensão local não deixa de reconhecer o município como instituição com vida própria, entretanto articulado com as ações políticas e educacionais em nível nacional/global, rompendo com a dicotomia entre o local e o global, posto que um está contido no outro. O texto é resultado de uma pesquisa que buscou investigar as políticas públicas de educação do município de Vitória da Conquista-Bahia, no período entre 1945 e 1963, e as mudanças ocorridas na educação local decorrentes dessas.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
ABREU, J. Anísio Teixeira e a educação na Bahia. In: ABREU, J. et. al. Anísio Teixeira: pensamento e ação. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1960. p.01-68.
AMADO, J. História e região: reconhecendo e construindo espaços. In: República em migalhas: história regional e local. São Paulo: ANPUH; Marco Zero; Brasília: CNPq, p.41-42, 1990.
ARIÈS, P. A História das mentalidades. In: NOVAIS, F. A.; SILVA, R. F. da. (Org.) Nova História em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. Cap. 10, p. 269-340.
BAHIA. Constituição baiana. 1947. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/ documentos/constituicao-do-estado-da-bahia-de-02-de-agosto-de-1947. Acesso em: 05 jun. 2018.
BAHIA. Legislação Municipal de Vitória da Conquista. Arquivo Público Municipal. Vitória da Conquista, 2018.
BAHIA. Legislação Municipal de Vitória da Conquista. Banco de Leis da Câmara Municipal. Disponível em: http://www.camaravc.com.br. Acesso em: 12 de maio de 2018.
BAHIA. Lei Estadual nº. 1.898, de 4 de agosto de 1926. Autoriza o Poder Executivo a mandar construir nos municípios do Estado prédios destinados às escolas públicas. Bahia. Leis do Estado da Bahia. Imprensa Oficial do Estado, 1926.
BAHIA. Lei nº 1.846, de 14 de agosto de 1925. Reforma a Instrução Pública do Estado. Bahia. Leis do Estado da Bahia. Imprensa Oficial do Estado, 1925.
BALL. S. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, p.99-116, 2001. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/ vol1iss2articles/ball.pdf. Acesso em: 8 jul. 2019.
BARROS, J.d’A. História, Região e Espacialidade. In: Revista Brasileira de História Regional. Ponta Grossa: UEPG, vol.10, n.1, 2005, p. 95-129.
BARROS, J.d’A. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.
BOURDÉ, G.; MARTIN, H. As escolas históricas. Portugal: Forum da História, 1983. 220 p.
BRASIL, L.A. Ginásio de Conquista, sob Inspeção Federal... Jornal O Combate. Vitória da Conquista, s/d, 1944.
BRASIL, Laudionor de Andrade. Ginásio em Conquista... Jornal O Combate. Vitória da Conquista, Ano IX, n. 2, 1937.
BRASIL, Laudionor de Andrade. Nomeação de oito delegados escolares residentes. Jornal O Combate, Vitória da Conquista, 1937.
BRASIL. Constituição (1934) Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1934. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constitui%C3%A7ao34.htm. Acesso em 24 out.2018.
BRASIL. Decreto-lei federal nº. 1.202, de 08 de abril de 1939. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1202-8-abril-1939-349366-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 14 de maio de 2018.
BRASIL. Legislação Educacional Brasileira. Casa Civil da Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2018.
BURKE, P. (Org.). A Escrita da História, novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992. 352p.
CARDOSO, C.F.; VAINFAS, R. (Orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. 690 p.
CARVALHO, C.H. de; CARVALHO, L.B.O.B. de. O município e a educação no Brasil, as ações da Câmara Municipal de Uberabinha-Minas gerais (1890-1920). In: NETO, W. G.; CARVALHO, C. H. de (Orgs.). O município e a educação no Brasil, Minas gerais na Primeira República. Campinas, SP: Alínea, 2012. p.43-72.
CURY, C.R.J. Federalismo Político e Educacional. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto. (Org.). Políticas Públicas e Gestão da Educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Liber Livro, 2007. 218 p.
CURY, C.R.J. Estado e políticas de financiamento em educação. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.100, p.831-835. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300010
DOSSE, F. A História em Migalhas. São Paulo: Ensaio, 1994. 267 p.
GOUBERT, P. História local. História & Perspectivas, Uberlândia, n.6, p.51-52, jan/jun., 1992.
HUNT, L. A Nova História Cultural. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 314 p.
LE GOFF, J. A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990. 316 p.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1996. 476 p.
LE GOFF, J; NORA, P. (dir.). História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. 112 p.
MAGALHÃES, Justino. O município liberal e a decisão política. In: NETO, Wenceslau Gonçalves; CARVALHO, Carlo Henrique de (Orgs). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2015, p. 37-70
MAINARDES, J. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2006.
MENEZES, J.M.F. Descentralização, Municipalização: Democratização? A tensão entre centralização e descentralização da Educação na Bahia. Revista da FAEEBA, Salvador, n.12, p.153-182, 1999.
MIGUEL, Maria Elisabete Blanck. Do levantamento de fontes à construção da historiografia: uma tentativa de sistematização. In: LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados: 2004. Cap. 2, p. 47-55.
NETO, W.G.; CARVALHO, C.H. (Orgs.) Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. Belo Horizonte: Mazza, 2015. 306 p.
NEVES, E. F. História e região: tópicos de história regional e local. Ponta de Lança, São Cristóvão, v.1, n. 2, p. 25-36, abr./out. 2008.
NEVES, E. F. História regional e local: fragmentação e recomposição da História na crise da modernidade. Feira de Santana: UEFS; Salvador: Arcádia, 2002. 214 p.
PESAVENTO, S. J. História regional e transformação social. In: República em migalhas: história regional e local. São Paulo: ANPUH; Marco Zero; Brasília: CNPq, 1990. p. 67-79.
REVEL, J. Jogos de escalas: a experiência da micro análise. Rio de Janeiro: FGV, 1998. 276p.
RÜSEN, J. Razão Histórica. Brasília: Ed. UnB, 2001. 191 p.
RÜSEN, J. Reconstrução do passado. Brasília: Ed. UNB, 2010. 187 p.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. 474 p.
SAVIANI, D.; LOMBARDI, J.C.; SANFELICE, J.L. (Org.). História e História da Educação: O Debate Teórico-Metodológico Atual. Campinas/SP: Autores Associados, 1998. 286 p.
SCHMITT, J.C. A história dos marginais. In: LE GOFF, J. A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990. Cap. 9, p. 261-290.
SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Busquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra; FGV, 2000. 405 p.
SHARPE, J. A História vista de baixo. In: BURKE, P. A escrita da História. Novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992. Cap. 2, p. 39-62.
SILVA, Luis Carlos da Ibiapaba e. Currículo pleno das escolas municipais. Vitória da Conquista, BA: PMVC/SMED, 1996. 112 p.
SILVA, M. A. da. República em migalhas: história regional e local. São Paulo: ANPUH; Marco Zero; Brasília: CNPq, 1990. 185 p.
TEIXEIRA, A. Relatório do Quatriênio 1924-1928, apresentado ao Exmº. Sr. Conselheiro Bráulio Xavier da Silva Pereira, Secretário do Interior, Justiça e Instrução Pública. Bahia, IOE, 1928. 21 p.
TEIXEIRA, A. Relatório: Educação, saúde e assistencia no Estado da Bahia em 1948. Salvador: Imprensa Oficial do Estado,1949. 80 p.
VAINFAS, R. História das mentalidades e história cultural. In: CARDOSO, C.F.; VAINFAS, R. (Orgs.). Domínios da História. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p.189-241.
VEYNE, P. M. Como se escreve a história. 4 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982. 285 p.
VIANA, Aníbal Lopes. Revista histórica de Vitória da Conquista. Vitória da Conquista: Brasil Artes Gráficas LTDA, v. 2, 1985. 230 p.
WEREBE, Maria José Garcia. Grandezas e misérias do ensino no Brasil. 4 ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970. 267p.