Editora Vozes: uma das instâncias representativas do patrimônio educativo dos franciscanos na história da imprensa brasileira

Contenu principal de l'article

Cleonice Aparecida de Souza
Claudino Gilz

Résumé

O objeto dessa investigação é a Editora Vozes, fundada pelos Franciscanos em Petrópolis (RJ), ano 1901. Objetiva analisar a referida editora como uma das instâncias representativas do patrimônio educativo dos Franciscanos na trajetória da imprensa brasileira. Alinhado a isso, visa levantar fontes documentais a respeito dos fatos que mobilizaram tais religiosos a fundar a editora, a editar e a publicar obras com escopo cultural, religioso, didático-educacional, literário e científico. A pesquisa é de natureza qualitativa a privilegiar uma revisão da literatura sobre a imprensa no Brasil e a trajetória histórica dessa editora. Em face á abordagem de Chartier (2003), os resultados preliminares atentam para estratégias editoriais que produzem sistemas de apreciação, classificando culturalmente os produtos da imprensa. A análise desenvolvida sinaliza para a divulgação e a defesa de algumas prerrogativas da Igreja Católica frente às proposições de um Estado laico estabelecido pelo regime republicano nas primeiras décadas do século XX.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Souza, C. A. de, & Gilz, C. (2022). Editora Vozes: uma das instâncias representativas do patrimônio educativo dos franciscanos na história da imprensa brasileira. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e125. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-125
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Cleonice Aparecida de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Brasil); Universidade São Francisco (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6834-7703
http://lattes.cnpq.br/9130018324253241
cleo_souza@uol.com.br

Références

ANDRADES, M. F. de. Editora Vozes: 100 anos de história 1901-2001. Petrópolis: Vozes, 2001.

ANDRADES, M. F. de. Fidelidade como receita de sucesso: um estudo de caso da editora Vozes nas primeiras décadas do século XX. Rio de Janeiro: Casa Rui Barbosa, 2004. (I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial)

BAHIA, J. História da imprensa brasileira. 4. ed. São Paulo: Ática. 1990.

BENCOSTTA, M. L. A. Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007

BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003.

CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII 2. ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

CHARTIER, R. Leituras e leitores na França do antigo regime. São Paulo: Unesp, 2003.

BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático e produção do conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 374 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1993.

BITTENCOURT, C. M. F. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, C. M. F. (Org.) O saber histórico na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998, p. 69-90.

BITTENCOURT, C. M. F. Autores e Editores de Compêndios e Livros de Leitura (1810- 1910). In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.3, p.475-491, set/dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300008

GILZ, C. O livro didático na formação do professor de ensino religioso. Petrópolis: Vozes, 2009.

GILZ, C. Livros de Leitura da Escola Gratuita São José: a presença dos Franciscanos na educação brasileira e na instrução primária em Petrópolis – RJ (1896-1925). 290 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba, 2018.

HALLEWELL, L. O livro no Brasil: sua história. São Paulo: EDUSP, 2005.

LEÃO XIII. Documentos de Leão XIII (1878-1903). Tradução de Honório Dalbosco e Lourenço Costa. São Paulo: Paulus, 2005.

MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 217 f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

MUNAKATA, K. Livro didático como indício da cultura escolar. Hist. Educ., Santa Maria, v. 20, n. 50, p. 119-138, dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S2236-34592016000300119&lng= pt&nrm=iso. Acesso em: 15 fev. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/624037

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo: PUC, n.10, p. 07-28, dez.1993.

RÖWER, B. A Ordem Franciscana no Brasil. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1947.

SCHAETTE, E. Os religiosos da Província da Imaculada Conceição e a escola. In: PROVÍNCIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DO BRASIL. Nas festas do centenário da independência nacional 1822-1922. Petrópolis: Vozes, 1922. p. 203-229.

SILVA, D. A. da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas práticas para formação profissional. 4. ed. Brasília: Thesaurus, 2003.

SINZIG, P. Editorial. Vozes de Petrópolis, 1907, 1(1), 1.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2008.

SOUZA, C. A. de. Biblioteca do Instituto Franciscano de Antropologia: histórias e memórias. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1988.

WEITZEL, S. R. O desenvolvimento de coleções e a organização do conhecimento: suas origens e desafios. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 61-67, jan./jun. 2002.