Barroco e educação em Portugal no Século XVII: Josefa de Óbidos

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Célio Juvenal Costa
Giovana Cardoso Versolatto

Résumé

O objetivo deste artigo é identificar de que forma o Barroco contribuiu para educação de Portugal no século XVII, por meio das obras de Josefa de Óbidos. Nossa hipótese é que o Barroco tenha sido um dos elementos do processo educacional do período, por cumprir com o propósito formativo à época. Para isso analisamos algumas das obras da referida artista, com o propósito de investigarmos as premissas incutidas nas imagens, para identificarmos os artifícios de persuasão ou condução, que corroboraram para o processo educacional do fiel/súdito. Concluímos que os elementos estilísticos do Barroco, viabilizaram às obras de Josefa um caráter diretivo, que contribuiu para a condução dos fiéis/súditos à experiência e aprendizado da fé católica e, portanto, à perpetuação e conservação deste credo.

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Comment citer
Costa, C. J., & Versolatto, G. C. (2022). Barroco e educação em Portugal no Século XVII: Josefa de Óbidos. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e123. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-123
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Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-1226-7805
http://lattes.cnpq.br/2010934096045670
celio_costa@terra.com.br

Giovana Cardoso Versolatto, Centro Universitário de Maringá (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-3965-5576
http://lattes.cnpq.br/9014936584453467
giovanaversolatto@gmail.com

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