Livros escolares para a escola elementar italiana nos dois lados do Atlântico: o estudo do Libro d’appunti de Giovanni Soli (entre o final do século XIX e início do século XX)

Contenu principal de l'article

Claudia Panizzolo

Résumé

Entre as últimas décadas do século XIX e início do XX foram criadas várias escolas italianas na cidade de São Paulo, mantidas pelas famílias dos alunos e contando com os subsídios em livros, materiais e dinheiro enviados pelo governo italiano. Este artigo tem como objetivo compreender as políticas educacionais, a produção, a circulação e a distribuição de livros escolares para a península e escolas italianas no exterior, contemplando os enviados como subsídio que circularam no Brasil nos primeiros anos do século XX. Ancorado nas contribuições da História da Educação e na História Cultural e tendo a análise documental como procedimento adotado, o presente texto toma como fonte privilegiada o Libro d’appunti de Giovanni Soli, relatórios sobre as escolas em São Paulo, além de leis, correspondências, relatórios de cônsules, ofícios, despachos, circulares ministeriais e anuário das escolas italianas. Os livros são considerados artefatos culturais que se situam na articulação entre as prescrições impostas pelos programas oficiais e os discursos singulares dos professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Panizzolo, C. (2022). Livros escolares para a escola elementar italiana nos dois lados do Atlântico: o estudo do Libro d’appunti de Giovanni Soli (entre o final do século XIX e início do século XX). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e120. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-120
Rubrique
Dossiê 4 - Circulação transnacional de livros de leitura e de manuais pedagógicos (entre fins do século XIX e início do século XX)
Biographie de l'auteur-e

Références

BARAUSSE, Alberto. Il libro per la scuola dall’unità al fascismo: la normativa sui libri di testo dalla legge Casati alla Riforma Gentile (1861- 1922). Macerata: Alfabetica Edizioni, 2008. (Fonti e documenti 2).

BARAUSSE, Alberto. Escolarização étnica italiana e cultura escolar em São Paulo: as iniciativas de Gaetano Nesi e Gemma Manetti pela infância escolar italiana entre o final do século XIX e o início do século XX. Revista Inter Ação, Goiânia, v.46, n.2, 422-440, 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67954

BARAUSSE, Alberto. Os livros escolares como instrumentos para a promoção da identidade nacional italiana no Brasil durante os primeiros anos do fascismo (1922-1925). História da. Educação (Online), Porto Alegre, v.20, n.49, p.81-94, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/60384

BARAUSSE, Alberto. The construction of national identity in textbooks for Italian schools abroad: the case of Brazil between the two World Wars. History of Education & Children’s Literature, Macerata, v. 10, n. 2, p. 425-461, 2015.

CHARTIER, Roger (org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

CHARTIER, Roger. A história hoje: dúvidas, desafios, propostas. Estudos Históricos, São Paulo: FGV, v. 7, n. 13, p. 97-113, 1994.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros; leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2. ed., Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1998.

CHARTIER. Roger. Leituras e leitores na França do antigo regime. São Paulo: UNESP, 2004.

CHIOSSO, Giorgio; SANI, Roberto. (orgs) Dizionario dell’Educazione 1800-2000. Milano: Editrice Bibliografica, 2013.

CHOPPIN, Allain. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v.6, n.11, p.5-24, 2002.

DALL’ACQUA. Oficio, 28/04/1901. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

DISPACCIO 03/04/1907. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

DISPACCIO 06/01/1906. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

DISPACCIO 07/03/1893. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

DISPACCIO 30/09/1891. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

DISPACCIO DEL REGIO CONSOLE GHERARDO PIO DI SAVOIA DEL 1 MARZO 1904. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

DISPACCIO DEL SEGRETARIO SEBASTIANO NAVASQUEZ DEL 1 MARZO 1904. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador, uma história dos costumes. Tradução Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

FANFULLA. Il Brasile e gli italiani. Firenze: R. Bemporad & figlio, 1906.

FLORIANI, Giorgio. Scuole italiane all´estero: cento anni di storia. Roma: Armando, 1974.

FRANCHESCHINI. Oficio, 01/11/1899. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

LOMBARDI, Luisa. 2093. Soli Giovanni. In: CHIOSSO, Giorgio; SANI, Roberto. (orgs) Dizionario dell’Educazione 1800-2000. Milano: Editrice Bibliografica, 2013. p. 527.

LUCHESE, Terciane Ângela. Da Itália Ao Brasil: Indícios da Produção, Circulação e Consumo de Livros de Leitura (1875-1945). História da Educação. [online]. V. 21, n.51, p.123-142, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/68894

LUCHESE, Terciane Ângela. Produção, circulação e preservação de livros escolares italianos no Brasil (1875-1945). Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação- COLUBHE. Paraná: Curitiba, 2014, p. 1-15.

MINISTERO DEGLI AFFARI ESTERI (1905). Elenco delle scuole italiane nello stato di S. Paolo,1905. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.314.

O ESTADO DE SÃO PAULO, São Paulo, 31 de julho de 1909, p. 4.

PANIZZOLO, Claudia. Livros de leitura e a construção da identidade nacional de crianças italianas e descendentes (São Paulo no início do século XX). Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 41, n.1, p.1-13. 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.45486

PANIZZOLO, Claudia. Italianizar os brasileirinhos, paulistanizar os italianinhos: um estudo sobre os livros de leitura que circularam nas escolas em São Paulo no início do século XX. In: Castro, C. A.; Castellanos, S. L.V. (orgs.). História da escola; métodos, disciplinas, currículos e espaços de leitura. São Luís: EDFUMA, 2018 a. p. 100-125.

PANIZZOLO, Claudia. O jornal Fanfulla e a escola étnica italiana em São Paulo: ensinar a ler, escrever, calcular e a ser italiano (1893-1910). In: XIII Congresso Ibero Americano de História da Educação, 2018, Montevideu. Anais... Montevideu, 2018b, s/p.

PANIZZOLO, Claudia. Piccolo mondo letture per le scuole elementari: mutualismo e educação em uma escola étnica italiana em São Paulo In: MAZZA, D.; NORÕES, K. (org). Educação e migrações internas e internacionais: um diálogo necessário. Jundiai: Paco Editorial, 2016. p. 80-100.

PANIZZOLO, Claudia. Scuole italiane all’estero: livros de leitura para as escolas italianas no Brasil (São Paulo/SP-1911-1931). Cadernos de História da Educação. 18(2), 351-367, 2019a. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-5

PARLAGRECO, Carlo. Le scuole italiane. In: FANFULLA. Il Brasile e gli italiani. Firenze: R. Bemporad & figlio, 1906. p. 796-810.

PEPE, G. La scuola italiana in San Paolo del Brasile. São Paulo: Pocai, 1916.

REGIO CONSOLATO GENERALE D’ITALIA IN SAN PAOLO (1906). Mappa con i voti per il sussidio nelle scuole di San Paolo. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

REGIO CONSOLATO GENERALE D’ITALIA IN SAN PAOLO (1907). Appendice 1- Notizie particolare intorno alle scuole elementar italiane da me visitate nelle stato di S. Paulo. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

RELATORIO DEL SEGRETARIO SEBASTIANO NAVASQUEZ DEL 1903. In: Archivio Storico Diplomatico del Ministero degli Affari Esteri, Archivio Scuole, 1889-1910, b.341.

SALVETTI, Patrizia. Governo italiano, diplomacia e escolas italianas no exterior. In: LUCHESE, Terciane Ângela. (org). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul: EDUCS, 2014. p. 57-78.

SÃO PAULO. Anuário do Ensino do Estado de São Paulo: publicação organizada pela Inspectora Geral do Ensino por ordem do Governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, 1910.

SÃO PAULO. Anuário do Ensino do Estado de São Paulo: publicação organizada pela Inspectora Geral do Ensino por ordem do Governo do Estado. São Paulo: Typ. Siqueira, 1909.

SOLI, GIOVANNI. Libro d’appunti per gli aluni di terza; note di língua, storia, geografia, diritti e doveri, aritmética e nozioni varie. 5. ed. Milano: Libreria Editrice E. Trevisini, 1905.

TRENTO, A. In Brasile. In: BEVILACQUA, Piero; DE CLEMENTI, Andreina.; FRANZINA, Emilio. Storia dell’emigrazione italiana: II Arrivi. Roma: Donzelli Editore, 2009. p. 3-23.