Livros de leituras ou manuais de civilidade como cultura material da escola maranhense para o ensino do ler e do vir-a-ser

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Samuel Luis Velázquez Castellanos

Résumé

Neste artigo analisam-se pontos de contatos entre livros de leitura de autores maranhenses e manuais de civilidade não nacionais, no intuito de se alargar estes conceitos em ambas as direções, já que temas sustentados no controle e nas estratégias de imposição permitidos em lei derivam de armaduras conceituais conectadas à teia de significados construída por indivíduos/instituições em tempos específicos. Fundamenta-se a análise d’O livro do Povo de Antonio Marques Rodrigues e do Código de Bom Tom de J. I. Rouquette como fonte e objeto à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da história cultural. Conclui-se que os livros de leitura de autores maranhenses podem ser apreciados como manuais de prescrições, visto que não só coabitam e concorrem pelo consumo escolar; como também criaram estratégias semelhantes à produção não nacional, marcando singularidades da cultura local sem perder de vista o controle de hábitos, condutas e comportamentos em nome de uma moralidade específica.

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Comment citer
Castellanos, S. L. V. (2022). Livros de leituras ou manuais de civilidade como cultura material da escola maranhense para o ensino do ler e do vir-a-ser. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e117. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-117
Rubrique
Dossiê 4 - Circulação transnacional de livros de leitura e de manuais pedagógicos (entre fins do século XIX e início do século XX)
Biographie de l'auteur-e

Samuel Luis Velázquez Castellanos, Universidade Federal do Maranhão (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-0849-348X
http://lattes.cnpq.br/5639830901440817
samuel.velazquez@ufma.br

Références

Fontes manuscritas

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Livros escolares analisados

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