Pedagogia personalizada e comunitária no México: o primeiro curso de verão em Guadalajara (1975)

Contenu principal de l'article

Norberto Dallabrida
Norma Cecilia Bross Leal

Résumé

Este artigo se propõe a compreender o primeiro curso de verão animado pelo padre jesuíta francês Pierre Faure, ocorrido em meados de 1975, na cidade de Gualajara, México. Inicialmente, contextualiza-se a circulação da pedagogia personalizada e comunitária proposta por Pierre Faure na América Latina, particularmente no México. Enfocam-se no texto os principais aspectos pedagógicos explorados por Faure em suas palestras, que constituíram o cerne desse curso. À luz da perspectiva historiográfica de Marta Carvalho, considera-se o curso de verão uma estratégia de circulação da pedagogia personalizada e comunitária. O curso de verão de 1975 foi marcante devido à presença pioneira do padre Faure em Guadalajara, que atraiu educadores do México e de outros países.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Dallabrida, N., & Leal, N. C. B. (2022). Pedagogia personalizada e comunitária no México: o primeiro curso de verão em Guadalajara (1975). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e114. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-114
Rubrique
Dossiê 3 - A pedagogia personalizada e comunitária no espaço ibero-americano (1950-1970)
Bibliographies de l'auteur-e

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0002-5100-2028
http://lattes.cnpq.br/7488521314793134
norbertodallabrida@hotmail.com

Norma Cecilia Bross Leal, Instituto Pierre Faure de Guadalajara (México)

https://orcid.org/0000-0003-3601-8803
nbross@pierrefaure.edu.mx

Références

ALONSO S. J., Artur. Resumo do Relatório Geral da A.E.C. SERVIR-Boletim da A.E.C. do Brasil. Rio de Janeiro, n.3, set.1952. p.10-15.

AUDIC, Anne-Marie. Pierre Faure S.J. 1904-1988: vers une pédagogie personnalisée et communautaire. Paris, Éditions Dom Bosco, 1988.

AVELAR, Gersolina Antônia de. Renovação Educacional Católica: Lubienska e sua influência no Brasil. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978.

BROSS LEAL, Norma Cecilia. Colegio Pierre Faure. Informador.mx, 30 nov. 2012. Disponível em: https://www.informador.mx/Ideas/Norma-Cecilia-BrossLeal-Colegio-Pierre-Faure-20121130-0227.html. Acesso em 18 mai 2021.

BROSS LEAL, Norma Cecilia; ROMERO GARCIA, Bertha Margarita. Proyeto de formación permanente para los profesores de la primaria del Instituto Pierre Faure. Guadalajara, México: Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente, 2008.

CARVALHO, Marta Chagas de. A Escola e a República e outros ensaios. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.

CIPE. Memoria del curso sobre Educación Personalizada: “Verano de 1975” – Conferencias de Pierre Faure. Guadalajara: Centro de Investigación y Planeación Educativa, A. C., 1975.

DALLABRIDA, Norberto. Circulação e apropriação da pedagogia personalizada e comunitária no Brasil (1959-1969). Educação UNISINOS. São Leopoldo, n. 22, n. 3, p.297-304, jul.-set.2018. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.08

DUSSEL, Inés; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.

FAURE, Pierre. Ensino personalizado e comunitário. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

FAURE, Pierre. Précurseurs et témoins: d`un enseignement personnalisé et communautaire, Paris, Éditions Don Bosco, 2008.

KLEIN, Luiz Fernando. Educação personalizada: desafios e perspectivas. São Paulo, Edições Loyola, 1998.

PEREIRA DE GÓMES, Maria Nieves. Educação personalizada: um projeto pedagógico em Pierre Faure. Bauru, SP: EDUSC, 1997.

SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, Autores Associados, 2008.

SILVA, Daniele Hungaro da. Circulação da pedagogia personalizada e comunitária no Brasil e no México (1954-1983). 2021. Tese (Doutorado em Educação. Centro de Ciências Humanas e da Educação – Universidade do Estado de Santa Catarina, 2021.