O romance Canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho

Contenu principal de l'article

Raquel Lazzari Leite Barbosa
Mariana Montanhini da Silva

Résumé

Com base na temática feminina abordada no romance francês Canção de Ninar, de Leïla Slimani, esse artigo propõe um estudo sobre a relação entre algumas questões de gênero, educação e trabalho. Em que pese ser uma história situada na atualidade, apoiado na leitura desse livro pode-se permitir abordar aspectos históricos, desde meados do século XIX, período no qual as mulheres foram incorporadas às relações laborais exteriores, para entender como foi forjada a problemática envolvendo gênero, educação e trabalho, que ultrapassa o tempo histórico, e oferecer aspectos, a partir dos quais se pode perceber uma configuração social referente ao papel das mulheres na atuação profissional. Isto posto, o romance Canção de Ninar, torna-se um recurso como móvel de formação e conhecimento da realidade social e histórica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Barbosa, R. L. L. ., & Silva, M. M. da . (2022). O romance Canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho. Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e074. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-74
Rubrique
Dossiê 1 - Contribuições da literatura para a História da Educação
Bibliographies de l'auteur-e

Raquel Lazzari Leite Barbosa, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7688-8486 
http://lattes.cnpq.br/0734650628154687 
raquel.leite@unesp.br 

Mariana Montanhini da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-2066-5651 
http://lattes.cnpq.br/1548745786876242 
mariana.montanhini@unesp.br 

Références

AGUIAR E SILVA, V.M. Teoria da literatura. 8. ed. Coimbra: Almedina, 1988.

ARIES, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BOCK, G. História, história das mulheres, história do gênero. In: Penélope. Fazer e desfazer história. Lisboa, n. 04, nov. 1989.

BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução: M.L. Machado. 1a. reimp. São Paulo: Cia. das Letras, 1996.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. In: Educação e Realidade. UFRGS. v. 20, n. 2, jul./dez 1995, p. 133-184.

BOURDIEU, P. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002, 98p.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: IEL/Revista do Departamento de Teoria Literária da UNICAMP. Campinas: Ed. Unicamp, 1999. p. 81- 89.

CASCUDO, L. C. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil, 1990.

CORNWALL, A. Além do “Empoderamento Light”: empoderamento feminino, desenvolvimento neoliberal e justiça global. In: Cadernos. Pagu [online]. 2018, n.52. Epub 30-Nov-2018. ISSN 1809-4449. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cpa/n52/1809-4449-cpa-18094449201800520002.pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449201800520002

FRANCO JUNIOR, A. Operadores da leitura narrativa. In: BONNICI, T.; ZOLIN, L. O. (Org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2003. p.33-56.

GUEDES, M. C. Percepções sobre o papel do Estado, trabalho produtivo e trabalho reprodutivo: uma análise do Rio de Janeiro. In: Cadernos Pagu [online]. 2016, n. 47. Epub Sep 15, 2016. ISSN 1809-4449. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cpa/n47/1809-4449cpa-18094449201600470020.pdf. DOI: https://doi.org/10.1590/18094449201600470020

HIRATA, H. Globalização e divisão sexual do trabalho. Cadernos Pagu (17/18) 2001/02: pp.139-156. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332002000100006

MACHADO, S.A.P. Canção de ninar brasileira: aproximações. Tese (doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, SP, 2012, 326p.

PERROT, M. O gênero da cidade. In: História e perspectivas. Uberlândia, n. 50, jan./jun. 2014, p. 23-44.

SLIMANI, L. Canção de ninar. Trad. Sandra M. Stroparo. Tusquets/ ed. Planeta, 1998.

SCOTT, J. Gênero: Uma Categoria Útil para a Análise Histórica. Traduzido pela SOS: Corpo e Cidadania. Recife, 1990.

SCOTT, J. Os usos e abusos do gênero. In: Projeto História. São Paulo, n. 45, p. 327-351, Dez. 2012.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: _____. (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 73-102.

TEDESCHI, L. A. História das mulheres e as representações do feminino. Campinas: Curt Nimuendajú, 2008. 144p.