“Ciclo de Debates sobre Educação Brasileira Contemporânea”: posições conflitantes acerca da educação na Universidade Federal da Paraíba (1979)
Contenu principal de l'article
Résumé
A partir das noções teórico-metodológicas da Nova História Cultural, especialmente da História do Tempo Presente, objetivou-se analisar as principais ideias, comunicações e intervenções, apresentadas no “Ciclo de Debates sobre a Educação Brasileira Contemporânea”, realizado em 1979, na Universidade Federal da Paraíba. Almejou-se também resgatar a importância desse evento que, em plena ditadura militar, confrontava os ideais antidemocráticos do período, e destacar o papel exercido pela UFPB e o Centro de Educação, no contexto em que já se prenunciavam a defesa da anistia e abertura política. A fonte principal deste estudo foram os Anais do evento, de 1981. Os debates desenvolvidos contemplaram da educação básica à educação superior, e sob uma ótica crítica analisavam os obstáculos e os dilemas da educação brasileira em todas as suas modalidades, mas também buscavam apontar alternativas e mudanças. Portanto, entende-se que o evento assegurou um lugar de protagonismo à UFPB e ao CE naquela conjuntura.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
CHARTIER, Roger. A visão do historiador modernista. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (Orgs). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. 37-49
CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981.
COELHO FILHO, Paulo Ramos. Debate sobre a Educação Brasileira Contemporânea. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 53 – 58.
COELHO FILHO, Paulo Ramos; ELIAS SOBRINHO, Severino. Apresentação. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p.5.
CONGRESSO NACIONAL. Relatório da Comissão sobre Anistia. Vol. 1. Brasília/DF: Gráfica do Senado Federal, 1982.
COSTA, Iveraldo Lucena. Discurso de Abertura. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 17-18.
CUNHA, Luiz Antônio. Uma visão do Ensino de 2º Grau e do Superior – Conferência. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 83-92.
CUNHA, Luiz Antônio. Debate com o professor Luiz Antônio Cunha. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 105-112.
CUNHA, Luiz Antônio da; GÓES, Moacyr. O golpe na educação. 11. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves; FEREIRA, Marieta de Moraes. Introdução. In: DELGADO, Lucília de Almeida Neves; FEREIRA, Marieta de Moraes. (Orgs.). História do tempo presente. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2014. p.07-12.
FERREIRA, Marieta de Moraes. Notas iniciais sobre a história do tempo presente e a historiografia no Brasil. In: Revista Tempo & Argumento, Florianópolis, n. 23, v. 10, p. 80 ‐ 108, jan./mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180310232018080
FIGUEIREDO, Sônia. Debates sobre o Ensino Superior no Brasil. In: Debate. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 153-158.
FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. Campinas: Alínea Editora, 2001.
GASPARI, Elio. A ditadura derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
HOLANDA, Ivanildo Coelho de. Pronunciamento do Diretor do Centro de Educação da UFPB. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 19.
HOLANDA, Ivanildo Coelho de. Pronunciamento do Professor Ivanildo Coelho de Holanda na Solenidade de Encerramento. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 333.
KARNAL, Leandro; TATSCH, Flavia Galli. A memória evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (Orgs.) O historiador e suas fontes. São Paulo: Editora Contexto, 2009. p. 09-28.
MOROSINI, Marília. O Ensino Superior no Brasil. In: STEPHANOU, Maria & BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol III – Século XX. Petrópolis/RJ, 2005. p. 296-323.
POEL, Maria Salete Van Der. Debates sobre a Educação Popular. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. P. 191-195.
PORTO, Ivoneide Anacleto. Debate sobre a Educação Brasileira Contemporânea. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 43-47.
RIBEIRO, Darcy. Debates sobre o Ensino de 1º e 2º Graus: obstáculos, impasses e superação. Conferência. In CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 233-255.
RIBEIRO, Darcy. Debates sobre o Ensino de 1º e 2º Graus: obstáculos, impasses e superação. Debate. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. P. 273-332.
RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 18. ed. Capinas/SP: Editora Autores Associados, 2003.
RIDENTE, Marcelo. Cultura e política brasileira: enterrar os anos 60? In: BASTOS, Elide Rugai; RIDENTE, Marcelo; ROLLAND, Denis (Orgs.) Intelectuais: sociedade e política. São Paulo: Cortez, 2003. p. 31-44.
RODRIGUES, Cláudio José Lopes. Sociedade e universidade: um estudo de caso. João Pessoa: Editora A União, 1986.
RODRIGUES, Janine Marta Coelho; et al. Pesquisa em educação na Paraíba: 30 anos (1997-2007). João Pessoa: Editora UFPB, 2007.
SÁ, Nicanor Palhares. Estado, Intelectuais e Educação Popular. Conferência. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 209 – 212.
SÁ, Nicanor Palhares. Debates sobre Educação Popular no Brasil. Debate. In: CICLO DE DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 257- 271.
SAMARA, Eni de Mesquita; TUPY, Ismênia S. Silveira T. História & documento e metodologia de pesquisa. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2007.
SANTOS, Wanderleia Farias. O primeiro Curso de Economia Rural Doméstica na Paraíba: Bananeiras (1950-1959). 2019. 167f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2019.
SAVIANI, Dermeval. Educação Brasileira Contemporânea: obstáculos, impasses, superação. Conferência. In. CICLO DE DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981.p. 21-36.
SILVA, Marília Gama da. Informação, repressão e memória: a construção do estado de exceção no Brasil na perspectiva do DOPS-PE (1964-1985). Recife: Editora UFPE, 2014.
SUCUPIRA, Newton. Debates sobre o Ensino do 1º e 2º Graus: obstáculos, impasses, superação. Conferência. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 229-232.
SUCUPIRA, Newton. Debates sobre o Ensino do 1º e 2º Graus: obstáculos, impasses, superação. Debate. In: CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, 1, 1979 Anais..... João Pessoa: Editora UFPB, 1981. p. 273- 332.