Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita: a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
Contenu principal de l'article
Résumé
O presente trabalho se propõe refletir, a partir de publicações do autor Roger Chartier, como o mesmo aprofunda a investigação sobre a composição dos textos nas materialidades que os dão a ler, enfatizando aspectos que intencionam a liberdade cerceada do leitor (tais como o autor, as formas tipográficas e os protocolos de leitura). Como aproximação do exercício empírico elejo um texto de uma funcionária do Museu Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educação em museus que foi publicado em dois suportes diferentes - os Anais do Museu Histórico Nacional e a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - servirá de apoio para a construção da análise. Conclui que o sentido do texto não é indiferente à materialidade do objeto que o comunica, ou seja, a forma transforma o sentido do escrito.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
BARROS, Sigrid Pôrto. O Museu e a Criança. Anais do Museu Histórico Nacional, vol. IX. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1958. p.46-73. [? 1948]. Disponível em: http://www.docpro.com.br/mhn/bibliotecadigital.html. Acesso em 27 mar. 2020.
BARROS, Sigrid Pôrto. O Museu e a criança. Revista do Ensino, Rio Grande do Sul, v.12, nº94, 1963. p.148-150.
BASTOS, Maria Helena Camara. A imprensa de educação e de ensino: repertórios analíticos. O exemplo da França. Revista Brasileira da Educação, vl.12 n.34. Rio de Janeiro, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100013
BASTOS, Maria Helena Camara; LEMOS, Elizandra Ambrosio; BUSNELLO, Fernanda. A Pedagogia da Ilustração: uma face do impresso. In: BENCOSTTA, Marcus Ley. Culturas escolares, saberes e práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2007. p. 41-78.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Museu Histórico Nacional: Guia do Visitante. Rio de Janeiro, 1957. 35p.
CHARTIER, Roger. A cultura do objeto impresso. In: CHARTIER, Roger. As utilizações do objecto impresso. tr. Ida Boavida. Miraflores, Portugal: Difel, 1998b. 437p. p.09-21.
CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. tr. Álvaro Lorencini. São Paulo: Unesp, 2004. 395p.
CHARTIER, Roger. (org). Práticas de leitura. tr. Cristiane Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1996. 266p.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro o leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun, tr. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Editora Unesp, 1998a. 160p.
CHARTIER, Roger. A Ordem dos livros. Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII, tr. Mary del Priore, Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2ªed., 1998c. 111p.
CHARTIER, Roger. Roger Chartier entrevistado por Robert Darton. MATRIZes, Ano 5, n°2. São Paulo, Jan/Jul, 2012. p.159-177. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p159-177
FARIA, Ana Carolina Gelmini de. O caráter educativo do Museu Histórico Nacional: O Curso de Museus e a construção de uma matriz intelectual para os museus brasileiros (1922-1958), 2013, 234p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/72139. Acesso em: 27 mar. 2020
MAGALHÃES, Aline Montenegro. Culto da Saudade na Casa do Brasil - Gustavo Barroso e o Museu Histórico Nacional (1922-1959). Fortaleza: Museu do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2006. 142p. [Outras Histórias, 49].
MOREIRA, Afonsina Maria Augusto. No Norte da Saudade: esquecimento e memória em Gustavo Barroso, 2006, 271p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em História, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12939. Acesso em 27 mar. 2020.
PERES, Eliane. A Escola Ativa na Visão de Adolphe Ferrière: elementos para compreender a Escola Nova no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara. Histórias e memórias da educação no Brasil, v. III. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 114-128.
SÁ, Ivan Coelho; SIQUEIRA, Graciele Karine. Curso de Museus - MHN, 1932-1978: alunos, graduandos e atuação profissional. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Museologia, 2007. 258p.
VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo e sua configuração atual. In: VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes (orgs). As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. São Paulo: Autores Associados, 2005. p. 73-139.