A pedologia como polígrafo da pedagogia (pressupostos psicopedagógicos) em Faria de Vasconcelos (1880-1939)

Contenu principal de l'article

Résumé

O estudo, de índole histórico-descritivo na área da História da Educação, aborda os pressupostos psicopedagógicos da Pedologia, como ciência do desenvolvimento da criança fundada na Pedagogia, propostos pelo pedagogo português Faria de Vasconcelos. Analisaremos e refletiremos, na base duma metodologia hermenêutica, o conteúdo desses aspetos na sua obra e recorrendo a fontes secundárias sobre esta temática. Este pedagogo impregnado de ideias do Movimento da Escola Nova, associadas à sua experiência em Bierges (Bélgica) fornece contributos ao estudo científico da criança/infância. Os dois pontos da estrutura do texto coincidem com os objetivos estabelecidos: analisar a Pedagogia norteada pela Pedologia, no estudo do desenvolvimento da criança, sustentando-se na pedagogia experimental; interpretar os pressupostos psicopedagógicos do crescimento e autonomia da criança, as funções físico-psíquicas (princípios: continuidade e solidariedade) e o humanismo antropológico. Vasconcelos é um dos promotores da Pedotecnia e da psicopedagogia no estudo das crianças escolares na História da Educação em Portugal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Ernesto Candeias. (2021). A pedologia como polígrafo da pedagogia (pressupostos psicopedagógicos) em Faria de Vasconcelos (1880-1939). Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e051. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-51
Rubrique
Artigos
Biographie de l'auteur-e

, Instituto Politecnico de Castelo Branco (Portugal)

https://orcid.org/0000-0003-4841-1215
ernesto@ipcb.pt

Références

CLAPARÈDE, Edouard. Psicología del niño (trad. Domingo Barnés). Madrid: Imp. José Blass y C.ª, Librería de Francisco Beltrán, 1910

CLAPARÈDE, Edouard. La escuela y la psicología. Buenos Aires: Losada, 1960

FERNANDES, Rogério. A Pedagogia portuguesa contemporânea. Lisboa: ICP/Biblioteca Breve, 2006

FERREIRA, António Aurélio da Costa. Algumas lições de Psicologia e Pedologia. Lisboa: Lumen, 1920.

FERREIRA, António Gomes. A criança e a pedologia no contexto da Primeira República em Portugal. In MOURÃO, Alda; GOMES, Ângela Castro (coord.), A experiência da Primeira República no Brasil e em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, p. 299-316, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0862-4_12

FERREIRA, António Gomes. Higiene e controlo médico da infância e da escola. Cadernos CEDES, v.23, n.59, p.9-24, abril, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003000100002

FERRIÈRE, Adolph Les écoles nouvelles et leur rôle dans la transformation de la pédagogie contemporaine. Bruxelles: Édition L’Institut National de Cinématographie Scientifique, 1955

FIGUEIRA, Manuel Henrique. Um roteiro da Educação Nova em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

FONSECA, José Augusto Ferreira da. Estudos médico-sociais sobre proteção a menores anormais e delinquentes. Lisboa: Tipografia Reformatório Central de Lisboa, 1930.

GABLE, Shelly L. & HAIDT, Jonathan. What (and Why) is Positive Psychology? Review of General Psycholoy, 9(2), p. 103-110, 2005.

GERMÁN, José. Pasado, presente y porvenir de la psicotecnia. Revista Psicología Geral e Aplicada, Vol. X, nº 33-36, p. 829-881, 1955.

GOMES, Joaquim Ferreira. A. Faria de Vasconcelos. Revista Portuguesa de Pedagogia (Coimbra), XIV, p. 231-255, 1980.

GUICHOT-REINA, Virginia. Bases pedagógicas de la Escuela Nueva. In BÉRRIO, Julio Ruiz & CARMEN Sanchidrian (coord.), Historia y Perspectiva actual de la Educación Infantil. Barcelona: Graó, 2010, p. 179-20

LA GAZETA LITERARIA IBÉRICO AMERICANA. Editorial. Año II, nº 45 (Madrid), 1 de noviembre, p. 1-2, 1928.

MARQUES, José Henzler Ferreira. Faria de Vasconcelos – Obras Completas, Vol. I. (1900-1909) Lisboa: F.C.G., 1986.

MARQUES, José Henzler Ferreira. Faria de Vasconcelos – Obras Completas, Vol. III (1921-1925). Lisboa: F.C.G., 2006.

MARQUES, José Henzler Ferreira. Faria de Vasconcelos e as suas obras de Psicologia e de Ciências da Educação. Lisboa: Academia de Ciências de Lisboa, 2012.

MARTINS, Ernesto Candeias. Da experiência numa escola nova à educação com crianças ‘anormais’: Faria de Vasconcelos (1880-1939) no contexto do ensino especial. Acta Scientiarum. Education (Maringá-Brasil), v. 39, n. 2, p. 119-130, abril-junho, 2017. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.28676

MARTINS, Ernesto Candeias. O ideário científico-pedagógico do escolanovista Faria de Vasconcelos (1880-1939) em prol duma escola nova, inovadora e atual. EccoS Revista Científica, n.48 (jan/mar), p.363-383, 2019a. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n48.5884

MARTINS, Ernesto Candeias (coord./org.). António Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro. Castelo Branco: Edição Câmara Municipal de Castelo Branco /Várzea Rainha Impressores, 2019b (ISBN: 978-989-691-808-8).

PIMENTEL FILHO, Alberto. Pedologia: esboço de uma história natural da criança. 2 vol.s Lisboa: Guimarães & C. ª, 1929 (2.ª ed. de 1935).

PINELL, Patrice. L’invention de l’échelle métrique de l’intelligence. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 108, juin, p.19-35, 1995. DOI: https://doi.org/10.3406/arss.1995.3145

SANTOS, Alves. O crescimento da criança portuguesa: subsídios para a constituição duma pedologia nacional. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1917.

SANTOS, Alves. Educação Nova. As bases. O corpo da criança. Lisboa: Livrarias Aillaud e Bertrand, 1919.

VASCONCELOS, António Faria de. Lições de pedologia e pedagogia experimental. Lisboa: Antiga Casa Bertrand/José Bastos,1909 (2.ª ed. Lisboa: Livrarias Aillaud e Bertrand, 1923).

VASCONCELOS, António Faria de. Une école nouvelle en Belgique. Paris/Neuchâtel: Delachaux, & Niestlée et Librairie Fischabacher, 1915.

VASCONCELOS, António Faria de. Problemas Escolares. 1.ª série. Lisboa: Seara Nova, 1921a.

VASCONCELOS, António Faria de. As caraterísticas de educação contemporânea. Seara Nova (Lisboa), 15 de outubro, p. 17-18, 1921b.

VASCONCELOS, António Faria de. Contribuição para o estudo dos problemas relativos ao nível mental da população infantil de estabelecimentos especiais. Boletim do instituto de Orientação Profissional (Lisboa), 1.ª série, nº 2-3, p. 19-22, 1922.

VASCONCELOS, António Faria de. Lições de Psicologia Geral. Curso professado na Faculdade de Letras, Vol. 1. Lisboa: Livraria Editora Guimarães, 1925.

VASCONCELOS, António Faria de. O exame psicológico. Boletim do Instituto de Orientação Profissional (Lisboa), 1.ª série, 1, p. 51-65, 1928.

VASCONCELOS, António Faria de. Monographie de L’Institut de Reeducaction Mentale et Pedagogique. Lisboa: Imprensa Lucas & Ca, 1931.

VASCONCELOS, António Faria de. Uma Escola Nova em Bélgica (Prefácio de A. Ferrière, Pósfácio, Notas e tradução de Carlos Meireles Coelho). Aveiro: Universidade de Aveiro/Theoria, Poiesis e Práxis, Glocal e FCT, 2015 (ISBN: 978-972-789-454-3).

VELOSO, A.J. Barros (coord.). Médicos e Sociedade. Para uma História da Medicina em Portugal no século XX. 2ª ed. Lisboa: By The Book, 2017.

VYGOTSKY, Lev Semionovich. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto,1979.

WAGNON, Sylvain. Ovide Decroly, un pédagogue de l’Éducation nouvelle 1871-1932. Bruxelles: P.I.E. Peter Lang, 2013.