História da Educação em perspectiva transnacional
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Résumé
Nos últimos anos, é crescente o interesse por abordagens transnacionais no campo historiográfico. Diante da frequência com que o termo tem aparecido em títulos de livros, artigos e palavras-chave, Struck, Ferris e Revel (2011) levantam a possibilidade de a história transnacional representar uma mudança metodológica significativa na historiografia, tal como aconteceu com a história social, a partir dos anos de 1950, e com a micro-história, nos anos de 1970 e 1980. Não surpreende, portanto, que venha recebendo atenção de pesquisadoras e pesquisadores do campo da História da Educação, que, pelo menos desde os anos oitenta, têm buscado o alinhamento e o diálogo com a historiografia. Demonstrando o potencial das abordagens transnacionais para investigações que tomam como tema a educação e a escola, em suas múltiplas perspectivas e interfaces, foi recentemente publicado, em formato E-book, pela Fino Traço Editora, o livro Sujeitos e Artefatos: territórios de uma história transnacional da educação, organizado por Diana Vidal. A obra é parte da Coleção Estudos Brasileiros, do Instituto de Estudos Brasileiros, e resultado de um conjunto de pesquisas que, desenvolvidas no âmbito do projeto temático Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...), privilegiam os movimentos, a circulação, os intercâmbios de sujeitos e objetos elucidativos de experiências e processos educacionais, ao longo dos séculos XIX e XX .
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Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
FUCHS, E. Networks and the History of Education, Paedagogica Historica, v.43, n.2, p.185-197, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230701248271.
GONDRA, J.G. (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
SAID, E. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
STRUCK, B.; FERRIS, K.; REVEL, J. Introduction: Space and Scale. Transnational History. The International History Review, v.33, n.4, p.573-584, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/07075332.2011.620735.
VIDAL, D.G. (org.). Sujeitos e Artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.