Ginzburg na oficina do historiador da educação: algumas considerações metodológicas

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Thiago Borges de Aguiar
Paula Leonardi
Fernando Antonio Peres

Résumé

Neste artigo, refletimos sobre os procedimentos metodológicos empregados pelo historiador italiano Carlo Ginzburg em sua obra, apontando para como esses procedimentos podem ser usados em nossas pesquisas na área de história da educação. Partimos de dois artigos que trataram do paradigma indiciário no campo da história da educação a partir das categorias de distância e estranhamento e das relações entre verdade e linguagem. Propomos pensarmos nossas pesquisas a partir da densidade literária, diálogo interdisciplinar e tratamento das fontes. Compreendemos que a pesquisa em história da educação inserida em um Paradigma Indiciário implica erudição, preservação da dúvida, diálogo com o olhar de outras áreas para nossos objetos de investigação, compreensão do lugar do acaso na pesquisa e assunção de uma postura de exílio em relação às fontes (e a nós mesmos) para que nosso método de leitura indiciária possa preservar o caráter de indecifrabilidade presente em toda produção cultural humana.

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Aguiar, T. B. de ., Leonardi, P. ., & Peres, F. A. . (2021). Ginzburg na oficina do historiador da educação: algumas considerações metodológicas. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e029. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-29
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Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Thiago Borges de Aguiar, Universidade Metodista de Piracicaba (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7294-1200
http://lattes.cnpq.br/4157841228850122
tbaguiar@outlook.com.br

Paula Leonardi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4046-9703
http://lattes.cnpq.br/6930629041565848
leonardi.paula@gmail.com

Fernando Antonio Peres, Rede Municipal de Ensino de São Paulo (Brasil)

http://orcid.org/0000-0001-6171-1840
http://lattes.cnpq.br/3172710350433799
peres.f.a@uol.com.br

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