Reformas da educação e trabalho no Brasil: um breve histórico do ensino em migalhas

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Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse
Renan Bandeirante Araujo
Amanda Cristina Ribeiro

Résumé

Neste artigo, analisam-se as reformas da educação pública no Brasil e sua relação com as transformações do mundo do trabalho. Discorre-se sobre a tese que alinhou a educação ao processo civilizatório, discussão suscitada pelo Manifesto dos Pioneiros de 1932 e logo interrompida pela adoção do pragmatismo tecnicista que, incipiente, orientou as reformas promovidas por Gustavo Capanema. A considerar os constrangimentos típicos das nações de desenvolvimento capitalista tardio, tem-se que as reformas da educação atendem aos imperativos dos processos produtivos e das novas técnicas de gestão de pessoas. Dessa forma, ao oferecer um ensino profissionalizante ou regular, aligeirados, este deve adequar-se à criação de uma força de trabalho necessária, daí a razão pela qual os conceitos como habilidades e competências estão a matizar a atual Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Para fundamentar o artigo, apoiou-se no referencial bibliográfico, fontes documentais e legislação sobre o tema.

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Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse, Universidade Estadual do Paraná (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-3638-4718
http://lattes.cnpq.br/7432731201234850
coordlilianfavaro@gmail.com

 

Renan Bandeirante Araujo, Universidade Estadual do Paraná (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6199-1061
http://lattes.cnpq.br/9293271922485263
renanbandeirante@gmail.com

Amanda Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1625-2953
http://lattes.cnpq.br/6469646290776952
amribeiro.historia@gmail.com

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