“Difundir as luzes para o progresso”: a expansão do Ensino Normal pela iniciativa municipal e particular em São Paulo (1927-1930)
Contenu principal de l'article
Résumé
Neste artigo problematizamos o processo de expansão do Ensino Normal no estado de São Paulo a partir da Reforma da Instrução Pública de 1927 a 1930. Na busca de soluções para acabar com o analfabetismo, essa Reforma transformou o cenário educacional paulista, equiparando as Escolas Normais Livres às Escolas Normais Oficiais. Tal medida possibilitou que as associações particulares e os municípios criassem instituições para a formação de professores, devidamente reconhecidas pelo poder público, para formar professores para atender a demanda da escola primária. No recorte temporal selecionado observamos que, inicialmente, a expansão do Ensino Normal se deu principalmente pelas iniciativas municipais. Nosso objetivo é analisar as ações do estado e o papel do município nesse processo. Consideramos que as ações municipais foram importantes para o processo de expansão do Ensino Normal possibilitando o protagonismo dos municípios em formar professores para atuarem nas regiões distantes das Escolas Normais Oficiais, embora efêmeras.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
ALMEIDA, Jane Soares de. A formação de professores em São Paulo (1846-1996): a prática do ensino em questão. Campinas: Autores Associados, 2016.
ANTONIO, M. R. S.; SOUZA, R. F. O Ginásio Municipal e a formação de professores: a Escola Normal Livre Mackenzie de Araraquara (1928 1939). In: SOUZA; R. F.; VALDEMARIN, V. T.; ZANCUL, M. C. S. (Org.). O Ginásio da Morada do Sol: história e memória da Escola Estadual Bento de Abreu de Araraquara. São Paulo: Editora Unesp, 2014, p. 92-103.
AZEVEDO, Fernando de. A educação na encruzilhada. São Paulo: Melhoramentos, 1937.
BRUSCHI, Veralúcia Romanini. A Escola Normal Livre de Itápolis: vozes e imagens (1930-1960). 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2005.
CAMPOS, Angela B. M. B. de. O curso Normal do Liceu Feminino Santista: a longa busca pela equiparação. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2018.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola e A República e outros ensaios. 1. ed. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
CATANI, Denice Barbara. Educadores à meia-luz. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2002. v. 1.
CHARTIER, Roger. História Cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Berltrand, 1990.
CORREIO PAULISTANO. O desenvolvimento da instrução na alta Sorocabana. São Paulo, 16 maio 1930, p. 5.
DINIZ, Carlos Alberto; SOUZA Rosa Fátima de. A colaboração dos municípios na expansão do ensino secundário no estado de São Paulo (1930-1964). In: Cadernos de História da Educação, v.18, n.1, p.93-121, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/47620/25731. Acessado em 03 jun. 2019. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-6
FURTADO, Alessandra C. Por uma história das práticas de formação docente: um estudo comparado entre duas escolas normais de Ribeirão Preto/SP (1944-1964). 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
HONORATO, Tony; Nery, Ana Clara Bortoleto. The normal school of Piracicaba as a memory place of the republican regime in Brazil. In: History of education & children's literature, v. XIV, p. 163-182, 2019. Disponível em: http://www.hecl.it/. Acessado em 26 set. 2019.
INOUE, Leila Maria. Entre Livres e Oficiais: a expansão do Ensino Normal em São Paulo (1927-1933). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2015.
LABEGALINI, Andreia C. F. B. A formação de professores nos Institutos de Educação de São Paulo (1933 a 1945). 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2005.
LIMA, Ana Lúcia de Almeida. A educação em Sorocaba - do final do século XIX até a criação da Escola Normal Livre de Sorocaba em 1929. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2005.
LINS. Lei Municipal nº 67, de 25 de janeiro de 1929. Atas da Câmara Municipal. Lins, 1929. [Manuscrito não paginado]
MASCARO, Carlos Corrêa. O Ensino Normal no Estado de São Paulo: subsídios para estudos da sua reforma. São Paulo: Secção de Publicação da Universidade de São Paulo,1956.
MENDES, Amadeu. Relatório: apresentado ao Secretário do Interior Dr. Fabio de Sá Barreto (1927-1928). São Paulo: Irmão Ferraz, 1929.
MESSENBERG, Cyntia Grizzo. A série Na roça, de Renato S. Fleury, na história do ensino da leitura no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2012.
MONARCHA, Carlos. Escola Normal da Praça: o lado noturno das luzes. Campinas: Editora UNICAMP, 1999.
NASCIMENTO, Lúcia Tavares. A Escola Normal Livre de Santos: uma realização da Associação Instrutiva José Bonifácio. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.
NERY, Ana Clara B. A Sociedade de Educação de São Paulo: embates no campo educacional (1922-1931). São Paulo: Editora Unesp. 2009. https://doi.org/10.7476/9788539304509
O ENSINO SECUNDÁRIO E NORMAL DO ESTADO DE SÃO PAULO (1949). São Paulo: Instituto de Administração da Faculdade de Ciências Econômica e Administrativas da Universidade de São Paulo, 1949.
O ESTADO DE S. PAULO. Dispensa dos professores leigos. São Paulo, 30 nov. 1930, p. 4.
O LINENSE. Nota sobre a Escola Normal Livre de Lins. Lins, 14 maio 1928, p. 1.
PERES, Tirsa Regazzini. O advento da Escola Normal Livre e seus resultados comparados com os da Normal Oficial (1927-1930). Araraquara, 1966. Mimeo.
PRADO, Celso; SATO, Junko. Santa Cruz do Rio Pardo: memórias, documentos e referências. 2013. Disponível em:
RODRIGUES, João Lourenço. Livro Jubilar da Escola Normal da Capital: contendo a relação completa de diplomados de todos os institutos congêneres do Estado de São Paulo (1897-1929). São Paulo: Instituto D. Ana Rosa, 1930.
SANDANO, Wilson. A criação da Escola Normal Livre de Sorocaba. Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande, n. 28, p. 75-87, jul./dez. 2009. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view File/177/264. Acesso em: 25 maio. 2019.
SANTA CRUZ DO RIO PARDO. Lei Municipal n. 429, de 25 de agosto de 1928. Ata da Câmara Municipal, Santa Cruz do Rio Pardo, 1928. [Manuscrito não paginado]
SÃO PAULO. Annuário do Ensino do estado de São Paulo. São Paulo: Augusto Siqueira & C., 1918.
SÃO PAULO. Decreto n. 2269, de 31 de dezembro de 1927. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto nº 4. 600, 30 de maio de 1929. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1929/decreto-4600-30.05.1929.html. Acesso em: 26 jun. 2019.
SÃO PAULO. Decreto nº 4.794, de 17 de dezembro de 1930. Disponível em:
SÃO PAULO. Annuario do Ensino do estado de São Paulo. São Paulo: Typographia do Diário Official, 1935-1936.
SÃO PAULO. Poliantéia Comemorativa do Primeiro Centenário do Ensino Normal do estado de São Paulo. São Paulo: Gráfica Bréscia,1946.
SOUZA, Rosa Fátima de. Alicerces da Pátria: história da escola primária no estado de São Paulo (1890 - 1976). Campinas: Mercado de Letras, 2009.
TANURI, Leonor Maria. A Escola Normal no Estado de São Paulo no período da Primeira República: contribuições para o estudo de sua estrutura Didática. 1973. Tese (Doutorado em Educação) – Unesp, Marília, 1973.
TANURI, Leonor Maria. O Ensino Normal no Estado de São Paulo (1890-1930). São Paulo: FEUSP, 1979.
TREVISAN, Thabatha Aline. A Pedagogia por meio da Pedagogia: Teoria e Prática (1954), de Antonio d’ Ávila. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp-Marília. 2007.