Escola mista nos primeiros anos da República: das Escolas Isoladas aos Grupos Escolares (Pará/Brasil, 1890-1901)

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Clarice Nascimento de Melo

Résumé

A escola mista dos primeiros anos da república paraense é o objeto deste texto. Intenciona-se com ele apresentar o percurso histórico que seguiram essa escola que reuniu meninos e meninas no mesmo espaço escolar, com destaque aos passos inicialmente titubeantes nas escolas primárias isoladas até se consolidarem nos grupos escolares, que marcaram a proposta modernizadora do projeto de educação nacional. Utiliza-se do método indiciário, que busca sinais dos movimentos colidentes na montagem da escola mista, presentes privilegiadamente nos documentos de governo – como Decretos, Portarias – e na revista A Escola. Um dos argumentos presentes no estudo está na relação existente entre a participação efetiva das mulheres na educação e a possibilidade de criação dessas escolas.

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Melo, C. N. de . (2020). Escola mista nos primeiros anos da República: das Escolas Isoladas aos Grupos Escolares (Pará/Brasil, 1890-1901). Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e005. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-5
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Artigos
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Clarice Nascimento de Melo, Universidade Federal do Pará (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-7287-5648
http://lattes.cnpq.br/7497279574536104
mnclarice@gmail.com

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