História e memória da Escola Normal Helvídio Nunes de Barros (Bom Jesus, Piauí)
Contenu principal de l'article
Résumé
O artigo relata a história da Escola Normal Helvídio Nunes de Barros, localizada na cidade de Bom Jesus, Piauí, o educandário é pioneiro na região na oferta do Ensino Normal. Objetivou-se desvelar uma narrativa histórica acerca da escola na sua inter-relação com o contexto educacional de Bom Jesus na década 1970. Com base nos pressupostos da História Cultural e metodologicamente na História Oral, com três colaboradores que vivenciaram o período de fundação da escola – professor e diretor Dom Ramón, supervisora Ivanilde Borges e aluna Ecileide Martins –, entrecruzada com fontes documentais – regimento interno da escola e Resolução do Conselho Estadual de Educação n. 4/1970 –, foi desenvolvida uma pesquisa que constatou que o surgimento da mencionada instituição foi decorrente da ampliação do acesso à educação, bem como do número de escolas primárias na região sul do Piauí, o que demandou formação específica para o magistério a fim de substituir os professores leigos.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
ABREU, V.K.; INÁCIO FILHO, G. A educação moral e cívica – doutrina, disciplina e prática educativa. Revista Histedbr, Campinas, n. 24, p. 125-134, 2006.
ALBERTI, V. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
AMADO, J.; FERREIRA, M.M. Usos e abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
ANDRÉ, M.E.D.; LÜDKE, M. Pesquisa em educação: abor¬dagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.
ARAÚJO, P.C.A.; SANTOS, J.M.C.T. Prática docente e currículo de História: considerações a partir da memória de professores no contexto da ditatura militar. In: SANTANA, J. R. et al. (Org.). Golpe de 1964: História, geopolítica e educação. Fortaleza: UECE, 2014. p. 91-111.
ARAÚJO, R.M.S. Escola Normal na Parahyba do Norte: movimento e constituição da formação de professores no século XIX. 2010. 319 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º Graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 ago. 1971.
BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2010.
FIALHO, L.M.F.; SA, E.C.V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188, 2018. Disponível em:
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2009.
FREIRE, P. Educação e mudança. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
GATTI JR., D. A história das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAÚJO, J.C.S.; GATTI JR., D. (Org.). Novos temas em História da Educação Brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: UFU, 2002. p. 3-24.
GILES, T. R. História da Educação. São Paulo: EPU, 1987.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 1993.
HOBSBAWM, E. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Educação de Bom Jesus. 2018. Disponível em:
LE GOFF, J. História e memória. São Paulo: Unicamp, 1996.
LUIZ JR., C. A história da formação de professores no Brasil: análise crítica das políticas de formação por vídeo. 2013. 124 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
MAGALHÃES, J. A história das instituições educacionais em perspectiva. In: GATTI JÚNIOR, D.; INÁCIO FILHO, G. (Org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: UFU, 2005. p. 91-103.
MARTINS, Â.M.S. Breves reflexões sobre as primeiras Escolas Normais no contexto educacional brasileiro, no século XIX. Revista Histedbr, Campinas, n. 35, p. 173-182, 2009. https://doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639621
NOVO, B.N. A biografia de Dom José Vázquez Díaz. 2017.
OLIVEIRA, D.G. Memórias e representações acerca da Escola Normal de Juiz de Fora. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 3, p. 85-95, 2004.
PIAUÍ. Regimento Interno da Escola Normal Helvídio Nunes de Barros. Teresina: Conselho Estadual de Educação, 1970.
PIAUÍ. Resolução n. CEE/04/70, de 27 de fevereiro de 1970. Teresina: Conselho Estadual de Educação do Piauí, 1970.
POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
RAPOSO, F.C. História da Paróquia de Bom Jesus da Boa Sentença. Teresina: Ilustradas, 2004.
SANFELICE, J.L. História, instituições escolares e gestores escolares. Revista Histedbr, Campinas, n. especial, p. 20-27, 2006.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema do contexto brasileiro. Revista Educação Brasileira, Brasília, DF, v. 14, n. 40, p. 143-155, 2009. https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012
SETUVAL, C.A.R. Evolução política do município de Bom Jesus-PI. Bom Jesus: Câmara Municipal de Bom Jesus, 1999.
SOUSA, J.B. Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: a história de vida de Nevinha Santos. 2009. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
SOUSA, R.P.; ANDRADE, M. A. F. S. Escola Araci Lustosa (Bom Jesus-PI): um olhar sobre sua história. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12., 2013, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC, 2013. p. 1675-1685.
SOUSA, R.P.; SOUSA, W. A. ANDRADE, M. A. F. S. Revisitação histórica das instituições escolares de Bom Jesus-PI na década de 70. In: CONEDU, 3., 2016, Natal. Anais... Natal: Conedu, 2016. p. 1-10.
SOUZA, S.T.; LIMA, G.A.P. Escolas polivalentes na ditadura civil-militar: marco no modelo de ensino profissionalizante ou instrumentos de propaganda do regime? O processo de implantação do polivalente de Ituiutaba-MG (1974-1985). Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 72-88, 2016.
TEIXEIRA, V.C. Fé e cultura barroca sob o manto mercedário: hierarquias, devoções e sociabilidade a partir da irmandade de Nossa Senhora das Mercês de Mariana. 2017. 220 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017. https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2017v37n37.33814
VASCONCELOS, L.M.; FIALHO, L.M.F.; MACHADO, C.J.S. Facetas da (im)potência viril na Revista Careta: educação e masculinidades no Estado Novo (1937-1945). Acta Scientiarum: Education, Maringá, v. 40, n. 4, p. 3-12, 2018. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.41145
Fontes orais
BORGES, I.F. Entrevista de Ivanilde Felício Borges. Entrevista concedida a Maria Aparecida Alves da Costa. Bom Jesus, 15 de janeiro de 2019, 42 min.
CARROZAS, B.D.R.L. Entrevista de Bispo Dom Ramón López Carrozas. Entrevista concedida a Ademir Martins de Oliveira. Bom Jesus, 1º de março de 2018, 53 min.
MARTINS, M.E.R.A. Entrevista de Maria Ecileide Ribeiro de Almeida Martins. Entrevista concedida a Maria Aparecida Alves da Costa. Bom Jesus, 14 de janeiro de 2019, 36 min.