História das práticas de avaliação e ensino na USP: marcas da missão francesa na educação universitária paulista

Contenu principal de l'article

Katiene Nogueira da Silva
Denice Barbara Catani

Résumé

O presente artigo busca contribuir para a produção de conhecimento sobre a cultura universitária brasileira a partir do estudo de práticas de avaliação das aprendizagens, tomando como fontes para a pesquisa documentos da Universidade de São Paulo, entre eles os relatórios confidenciais da missão francesa que ajudou a fundar a universidade. O que aqui se apresenta origina-se numa pesquisa que teve por objetivo recuperar, conhecer e analisar a proposição de práticas de avaliação e de ensino que estiveram vigentes na Universidade de São Paulo desde a sua criação, 1934 até 1968, ano da Reforma Universitária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Silva, K. N. da ., & Catani, D. B. . (2020). História das práticas de avaliação e ensino na USP: marcas da missão francesa na educação universitária paulista. Cadernos De História Da Educação, 19(3), 837–855. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-11
Rubrique
Articles
Bibliographies de l'auteur-e

Katiene Nogueira da Silva, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1280-3041
http://lattes.cnpq.br/8523522666926651
katiene@usp.br

Denice Barbara Catani, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-6019-8969
http://lattes.cnpq.br/3792758221330745
dbcat@usp.br

Références

BONTEMPI JR, Bruno. “As sessões solenes da Faculdade de Filosofia: rituais da comunidade intelectual uspiana”. Estudos Ibero-Americanos, v.34, 2008, p.168-187. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2008.2.4510

BONTEMPI JR, Bruno. O país, a ciência e o engenheiro nos Anuários da Escola Politécnica de São Paulo (1900- 1947), CBHE, 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

BORGES, B. G.; GATTI JR, Décio. O lugar da Pedagogia no mundo científico e o papel das disciplinas de base. Inter-ação (UFG. Impresso), v.38, p.573-592, 2013. https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.20826

BOURDIEU, Pierre; SAINT-MARTIN, Monique de. “As categorias do juízo professoral” In.: CATANI, A.; NOGUEIRA, M. A. (Orgs.) Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1999, p. 185 – 216.

CATANI, Denice. “Pierre Bourdieu e a História (da Educação)” In: FARIA FILHO, L. M. (org.) Pensadores sociais e a história da educação. 2ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008, p. 319 – 340.

CARDOSO, Irene de Arruda Ribeiro. A universidade da comunhão paulista: o projeto de criação da Universidade de São Paulo São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1982.

CHARTIER, R.; LOPES, J. L. “Pierre Bourdieu e a História” (debate), Toppoi. Rio de Janeiro; março 2002, p.139-182. https://doi.org/10.1590/2237-101X003004005

CUNHA, Luiz Antonio. A Universidade Reformada - O Golpe de 1964 e a Modernização do Ensino Superior. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.

CUNHA, Luiz Antonio. A Universidade Crítica - O Ensino Superior na República Populista. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

CUNHA, Luiz Antonio. A Universidade Temporã - O Ensino Superior da Colônia à Era de Vargas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.

DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2008.

FÁVERO, Maria de Lourdes. Universidade do Brasil: das origens à construção. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

FÁVERO, Maria de Lourdes. Universidade e Poder: Análise Crítica/fundamentos históricos: 1930-45. Brasília-DF: Plano, 2000.

FÉTIZON, Beatriz Alexandrina de Moura. “Subsídios para o estudo da Universidade de São Paulo”, tese de doutorado, FEUSP, 1986.

LEVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

LEVI-STRAUSS, Claude; ERIBON, Didier. De perto e de longe. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

Note pour monsieur Marx - Service des Oeuvres Françaises à l’Étranger, Ministère des Affaires Etrangéres.

Notes sur une mission à la Faculté nouvelle de São Paulo (juin – décembre 1934) - Service des Oeuvres Françaises à l’Étranger, Ministère des Affaires Etrangéres.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas Lisboa: Dom Quixote, 1993.

Remarques sur les conditions et l’organisation de l’enseignement de la sociologie à la Faculté de Philosophie, Sciences et Lettres de São Paulo (Brésil) - (sem data) – P. Arbousse Bastide (chefe da missão francesa em São Paulo) - Service des Oeuvres Françaises à l’Étranger, Ministère des Affaires Etrangéres.

São Paulo. Decreto nº 6.283 de 25 de janeiro de 1934. Crea a universidade de São Paulo e dá outras providências.

São Paulo. Decreto nº 39 de 3 de setembro de 1934. Aprova os estatutos da Universidade de São Paulo

USP. AMERICANO, Jorge. A universidade de São Paulo: Dados, problemas e planos, 1947.

USP. Anuário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – 1937/1938 - FFCL/USP

USP. Anuário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – 1952 (publicado em 1954) - FFCL/USP

USP. Boletim de 1937 - Secção do Expediente – FFCL/USP

USP. Boletim de 1938-39 - Secção do Expediente – FFCL/USP

USP. Boletim de Exames Finais – 1947 – FFCL/USP

USP. Boletins de Notas - Exame final – escrito/oral – 1944 – FFCL/USP

USP. Boletins de Notas Geral Noturno – 1954 – FFCL/USP

USP. Boletim de Notas de 2ª época e Exame Vago1950 – FFCL/USP

USP. Boletim de Notas de 2ª época – Exame Vago D. e N. – 1952 – FFCL/USP

USP. Estatísticas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – 1934-1967 - FFCL/USP

USP. Estrutura normativa da Universidade de São Paulo (Estatuto e Portarias que implantaram a reforma universitária) Decreto nº 52.326, de 16 de dezembro de 1969 – D. O. de 17-12-69 – USP

USP. Guia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – 1951- FFCL/USP

USP. Guia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – 1943 – FFCL/USP.

USP. Guia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – 1965 – FFCL/USP.

USP. Guia Filosofia e Educação – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – 1966 – FFCL/USP.

USP. Lei nº 1.029, de 30 de dezembro de 1949, Dispõe sobre exames de 2ª época - Secção do Expediente – FFCL/USP

USP. Portaria GR nº 174, de 21 de julho de 1965 – Altera dispositivos dos Estatutos da Universidade de São Paulo e dá outras providências - FFCL/USP

USP. Portaria nº 1.024, de 15 de janeiro de 1970 (D. O. de 20-1-70) Fixa normas de caráter transitório para implantar a reforma universitária – USP

USP. Portaria nº 1.449, de 14 de abril de 1971. (D. O. de 15-4-71) Consolida disposições sobre a eleição dos representantes do corpo discente junto ao Conselho Universitário – USP

USP. Programas para os cursos regulares e extraordinários para o ano de 1937 - FFCL/USP

USP. Programas para os cursos regulares e extraordinários para o ano de 1953 - FFCL/USP

USP. Programas para 1959 aprovados pela congregação – FFCL/USP

USP. Programas para 1960 aprovados pela Congregação - FFCL/USP

USP. Programas para 1966 aprovados pela Congregação - FFCL/USP

USP. Programas para 1968 aprovados pela Congregação - FFCL/USP

USP. Estatuto da Universidade de São Paulo – Ante-projeto aprovado pelo Conselho Universitário em sessão de 16 de janeiro de 1939 – USP/Empresa Gráfica da “Revista dos Tribunais” 1939.