A Psicologia no Curso de Pedagogia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (Minas Gerais, Brasil, 1960-1970)

Contenu principal de l'article

Claudio Gonçalves Prado
Décio Gatti Júnior

Résumé

Trata-se da busca de compreensão da importância e dos conteúdos disciplinares vinculados à Psicologia na primeira década de funcionamento, entre 1960 e 1970, do Curso de Pedagogia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (Minas Gerais, Brasil). Partiu-se de ideias de Certeau (1979), Chervel (1990), Santos (2007) e Goodson (2008 e 2010). Examinaram-se os conteúdos disciplinares, bem como o depoimento de egressa do curso. Percebeu-se a presença significativa dos saberes psicológicos, com mais de uma disciplina, oferecidas ao longo de todo curso, o que alcançava um quinto da carga-horária total (570h/a, em 2.800h/a). Além das tradicionais Psicologia Geral e Educacional, também foi possível conhecer a disciplina nomeada Psicologia Especial, na qual, à época, enfatizaram-se conhecimentos da Psicopatologia. Concluiu-se que a Psicologia tinha centralidade na formação dos pedagogos na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia na primeira década de funcionamento do Curso de Pedagogia, ainda que mediante dificuldades quanto à qualificação docente, o que prejudicou a especificidade da temática educacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Prado, C. G., & Gatti Júnior, D. (2020). A Psicologia no Curso de Pedagogia da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Uberlândia (Minas Gerais, Brasil, 1960-1970). Cadernos De História Da Educação, 19(3), 736–752. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-5
Rubrique
Articles
Bibliographies de l'auteur-e

Claudio Gonçalves Prado, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-4801-7835
http://lattes.cnpq.br/9478460919367913
claudiogprado@ufu.br

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-5876-6733
http://lattes.cnpq.br/0164067095554570
degatti@ufu.br

Références

BORGES, B.G. A disciplina História da Educação na Universidade Federal de Uberlândia/MG (1960-2000). Dissertação (Mestrado em Educação). Uberlândia/MG: Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2013.

BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M.M.; AMADO, J. Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV. 2005. p. 183-191.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer 251/62. Currículo mínimo e duração do curso de Pedagogia. Documenta, Brasília. (1-11). 1963. p.59-65.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 6.532, de 24 de Maio de 1978. Acrescenta e altera dispositivos no Decreto-Lei 762, de 14 de agosto de 1969, que "autoriza o funcionamento da Universidade de Uberlândia", e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-6532-24-maio-1978-365781-norma-pl.html. Acesso em: 18 abr. 2020.

CAETANO, C.G.; DIB, M.M.C. A UFU no imaginário social. Uberlândia/MG: Universidade Federal de Uberlândia. 1988.

CERTEAU, M. A operação histórica. In: LE GOFF, J. e NORA, P. História: novos problemas. Trad. Theo Santiago. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

CHERVEL, A. História das Disciplinas escolares. Teoria & Educação, n.2. Porto Alegre: Panorâmica. 1990. p.177-229.

FERNANDES, M.D.S. As origens do Curso de Pedagogia: um capítulo do Ensino Superior em Uberlândia, Minas Gerais (1957-1963). Dissertação (Mestrado em Educação). Uberlândia/MG: Centro Universitário do Triângulo, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003.

GOODSON, I. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Trad. de Vera Joscelyne. Petrópolis/RJ: Vozes. 2008.

GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Trad. Attílio Brunetta. 9ª ed. Petrópolis/RJ: Vozes. 2010.

GUIMARÃES, R.M.C. O percurso institucional da disciplina “História da Educação” em Minas Gerais e o seu ensino na Escola Normal Oficial de Uberaba (1928-1970). Tese (Doutorado em Educação) Uberlândia/MG. Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2012. 302p.

LIMA, L.R. Psicologia da Educação no Curso de Pedagogia da UFU: retrospectiva histórica da disciplina. Dissertação (Mestrado em Educação). Uberlândia/MG: Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação. 2004.

PROST, A. A história como compreensão. In: Doze lições sobre a história. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2008. p.133-152.

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas/SP: Autores Associados, 2006.

SANTOS, M.T. Percurso e situação do ensino da História da Educação em Portugal. In: GATTI JR., D.; PINTASSILGO, J. (Orgs.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino da História da Educação. Uberlândia-MG: Edufu. 2007. p. 75-97.

SILVA, T.T. Prefácio. In: GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Trad. Attílio Brunetta. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p.7-13.

TARDIF, M. O projeto de criação de uma ciência da educação no século XX. In: GAUTHIER, C.; TARDIF, M. A Pedagogia. Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Trad. Lucy Magalhães. Pretropólis/RJ: Vozes. 2020. p.353-367.

THOMPSON, P. História Oral e Contemporaneidade. Trad. Andréa Zhouri e Lígia Maria Leite Pereira. História Oral, v.5. jun./2002, p.09-28. Disponível em: http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=issue&op=view&path%5B%5D=8. Acesso em 17 abr. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Revista Comemorativa do Primeiro Decênio da FFCLU. Uberlândia/MG: UFU. 1970.

WARDE, M.J. Questões Teóricas e de Método: a História da Educação nos marcos de uma História das Disciplinas. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J.C.; SANFELICE, J.L. (Orgs.). História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas/SP: Autores Associados. 1998.