A habitação do professor primário em meio rural durante a I República Portuguesa (1910-1926): análise de projetos de escolas e residências

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Carlos Manique da Silva

Résumé

No presente artigo, assumo que o projeto integrador republicano procurou valorizar o papel social dos professores primários, nomeadamente, em meio rural, atribuindo-lhes (ou, pelo menos, pretendendo atribuir-lhes) determinadas condições para o desenvolvimento da sua missão. Uma dessas condições teve que ver com a habitação destinada ao professor. Adotando a perspetiva analítica definida por Viñao (2004), tento perceber a importância que a habitação do professor tem em alguns projetos de escolas e residências autónomas desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República (1910-1926). Concluo que a sobrevalorização desse espaço, manifestada no desenho, não encontra correspondente tradução prática; evidencio, assim, os limites do projeto reformista republicano, particularmente nos meios rurais (onde eram expectáveis soluções urgentes).

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Silva, C. M. da . (2020). A habitação do professor primário em meio rural durante a I República Portuguesa (1910-1926): análise de projetos de escolas e residências. Cadernos De História Da Educação, 19(3), 707–722. https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-3
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Biographie de l'auteur-e

Carlos Manique da Silva, Universidade de Lisboa (Portugal)

https://orcid.org/0000-0003-4210-0723
manique@net.sapo.pt

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