A atualidade do diagnóstico e da crítica de Darcy Ribeiro (1922-1997) à educação brasileira

Contenu principal de l'article

Celso José Martinazzo
Sidinei Pithan da Silva
Hedi Maria Luft

Résumé

Darcy Ribeiro, destacado antropólogo, educador e político brasileiro, é reconhecido por sua preocupação com a questão indígena e pela sua luta em defesa de uma educação pública e democrática. Nos seus escritos podemos encontrar subsídios sobre a realidade latino-americana e sobre a participação dos índios, negros e mestiços no processo de formação e desenvolvimento sociocultural do povo brasileiro, nos quais menciona, com muita propriedade, as causas históricas que estão na gênese dos níveis de desenvolvimento e desigualdade no Brasil. Nosso foco, neste texto, é explicitar o diagnóstico e a crítica de Darcy Ribeiro em relação à educação e à escola pública brasileira, tomando como referência principal o seu livro Nossa escola é uma calamidade, escrito em 1984, no qual analisa a situação da educação e da escola pública brasileira no final do século 20. A partir das provocações do autor, buscamos considerar os avanços e recuos da atual educação brasileira em relação às problemáticas apresentadas no final do século 20.

Renseignements sur l'article

Rubrique

Articles

Biographies de l'auteur-e

Celso José Martinazzo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-9995-8224
http://lattes.cnpq.br/4786467654675694
martinazzo@unijui.edu.br

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil)

http://orcid.org/0000-0001-6400-4631
http://lattes.cnpq.br/8709044822441696
sidinei.pithan@unijui.edu.br

Hedi Maria Luft, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-9691-1268
http://lattes.cnpq.br/8722880713063414
hedi@unijui.edu.br

Comment citer

A atualidade do diagnóstico e da crítica de Darcy Ribeiro (1922-1997) à educação brasileira. (2020). Cadernos De História Da Educação, 19(2), 481-495. https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-12

Références

AGÊNCIA BRASIL. 2017. Disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/2017. Acesso em: 1º out. 2018.

ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. São Paulo: Ed. Moderna, 2018. Disponível em http://www.moderna.com.br. Acesso em 1º de jul. 2019.

ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. São Paulo: Ed Moderna, 2019. Disponível em http://www.moderna.com.br. Acesso em 1º de jul. 2019.

BRASIL. Lei 9.394/96: Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.

FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO. Biografia. 1996. Disponível em: http://www.fundar.org.br/bibliografia. Acesso em: 1º out. 2018.

GOMES, Cândido A. Darcy Ribeiro ou a rebeldia na educação. In: GOMES, Cândido A. (org.). Educadores Brasileiros do Século XX: v. 2. Brasília: Liber Livro; Ed. Universidade Católica de Brasília, 2005. p. 53-95.

MARQUES, Mario Osorio. A escola no computador: linguagens articuladas, educação outra. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. (Coleção Mario Osorio Marques; v. 2).
MARTINO, Luís M. S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2014.

MEC; INEP. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior de 2016. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 1º out. 2018.

MORIN, Edgar. Um ano sísifo. Tradução Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. São Paulo: Edições SESC, 2012.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

NÓVOA, Antônio. Prefácio. In: GUÉRIOS et al. (org.). Complexidade e educação: diálogos epistemológicos transformadores. Curitiba: CRV, 2017.

RIBEIRO, Darcy. Nossa escola é uma calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.

RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatório: etapas da evolução sociocultural. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1998.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global Editora, 2014.

RIBEIRO, Darcy. As Américas e a Civilização: processo de formação e causas do desenvolvimento cultural desigual dos povos americanos. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.

RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. São Paulo: Global Editora, 2017.

RIBEIRO, Darcy. O Dilema da América Latina: estruturas do poder e forças insurgentes. Petrópolis: Vozes, 1979.

RIBEIRO, Darcy. Os brasileiros: teoria do Brasil. São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 1975.

RIBEIRO, Darcy. Educação como prioridade. Seleção e organização Lúcia Velloso Maurício. São Paulo: Global Editora, 2018.

VALENTE, José A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. In: BRASIL. Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 22-31.