A atualidade do diagnóstico e da crítica de Darcy Ribeiro (1922-1997) à educação brasileira
Contenu principal de l'article
Résumé
Darcy Ribeiro, destacado antropólogo, educador e político brasileiro, é reconhecido por sua preocupação com a questão indígena e pela sua luta em defesa de uma educação pública e democrática. Nos seus escritos podemos encontrar subsídios sobre a realidade latino-americana e sobre a participação dos índios, negros e mestiços no processo de formação e desenvolvimento sociocultural do povo brasileiro, nos quais menciona, com muita propriedade, as causas históricas que estão na gênese dos níveis de desenvolvimento e desigualdade no Brasil. Nosso foco, neste texto, é explicitar o diagnóstico e a crítica de Darcy Ribeiro em relação à educação e à escola pública brasileira, tomando como referência principal o seu livro Nossa escola é uma calamidade, escrito em 1984, no qual analisa a situação da educação e da escola pública brasileira no final do século 20. A partir das provocações do autor, buscamos considerar os avanços e recuos da atual educação brasileira em relação às problemáticas apresentadas no final do século 20.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. São Paulo: Ed. Moderna, 2018. Disponível em http://www.moderna.com.br. Acesso em 1º de jul. 2019.
ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. São Paulo: Ed Moderna, 2019. Disponível em http://www.moderna.com.br. Acesso em 1º de jul. 2019.
BRASIL. Lei 9.394/96: Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996.
FUNDAÇÃO DARCY RIBEIRO. Biografia. 1996. Disponível em: http://www.fundar.org.br/bibliografia. Acesso em: 1º out. 2018.
GOMES, Cândido A. Darcy Ribeiro ou a rebeldia na educação. In: GOMES, Cândido A. (org.). Educadores Brasileiros do Século XX: v. 2. Brasília: Liber Livro; Ed. Universidade Católica de Brasília, 2005. p. 53-95.
MARQUES, Mario Osorio. A escola no computador: linguagens articuladas, educação outra. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. (Coleção Mario Osorio Marques; v. 2).
MARTINO, Luís M. S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2014.
MEC; INEP. Ministério da Educação; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior de 2016. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 1º out. 2018.
MORIN, Edgar. Um ano sísifo. Tradução Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. São Paulo: Edições SESC, 2012.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
NÓVOA, Antônio. Prefácio. In: GUÉRIOS et al. (org.). Complexidade e educação: diálogos epistemológicos transformadores. Curitiba: CRV, 2017.
RIBEIRO, Darcy. Nossa escola é uma calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.
RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatório: etapas da evolução sociocultural. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1998.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global Editora, 2014.
RIBEIRO, Darcy. As Américas e a Civilização: processo de formação e causas do desenvolvimento cultural desigual dos povos americanos. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.
RIBEIRO, Darcy. Os índios e a civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. São Paulo: Global Editora, 2017.
RIBEIRO, Darcy. O Dilema da América Latina: estruturas do poder e forças insurgentes. Petrópolis: Vozes, 1979.
RIBEIRO, Darcy. Os brasileiros: teoria do Brasil. São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 1975.
RIBEIRO, Darcy. Educação como prioridade. Seleção e organização Lúcia Velloso Maurício. São Paulo: Global Editora, 2018.
VALENTE, José A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. In: BRASIL. Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p. 22-31.