Memórias em Palimpsesto: prédios e espaços escolares nas narrativas de estudantes em Porto Alegre/RS (1920-1980)

Contenu principal de l'article

Lucas Costa Grimaldi
Dóris Bittencourt Almeida

Résumé

O presente estudo investiga narrativas de memórias orais de estudantes acerca de espaços e prédios escolares por eles habitados, no período de 1920 a 1980. Tem-se como principal objetivo a produção de uma espécie de cartografia das sensações sobre os espaços vividos durante a escolarização, identificadas na documentação. A pesquisa privilegiou o exame do conteúdo discursivo das oito entrevistas realizadas, tendo como metodologia a História Oral. A partir das análises das recorrências e dissonâncias nas narrativas, construíram-se duas categorias de análise: “O Antigo e o Novo: relações entre os estudantes e os prédios das escolas”; “Entre a vigilância e a diversão: o espaço escolar como elemento curricular”; Para a pesquisa, os espaços da escolarização adquirem um lugar de destaque na hora de rememorar. E estas lembranças, carregadas de ressignificação, trazem evidências para compreender a arquitetura escolar como agente na construção de sensibilidades estudantis.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Grimaldi, L. C. ., & Almeida, D. B. . (2020). Memórias em Palimpsesto: prédios e espaços escolares nas narrativas de estudantes em Porto Alegre/RS (1920-1980). Cadernos De História Da Educação, 19(1), 249–270. https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-15
Rubrique
Articles
Bibliographies de l'auteur-e

Lucas Costa Grimaldi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-4654-1032
http://lattes.cnpq.br/4525729591970937
lucascgrimaldi@gmail.com

Dóris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-4817-0717
http://lattes.cnpq.br/5715085520250456
almeida.doris@gmail.com

Références

ALMEIDA, Milton José de. Alguma memória do futuro. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 501-515, abr.-jun. 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000200011

BRESSAN, Renan Gonçalves. Urbanização e escolarização nos estudos sobre instituições escolares. Rev. bras. hist. educ., Campinas-SP, v.13, n.3 (33), p. 29-56, set./dez. 2013. https://doi.org/10.4322/rbhe.2014.003

CORBIN, Alain. O prazer do historiador. Entrevistador: Laurent Vidal. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.25, n. 49, p. 11-31, 2005. https://doi.org/10.1590/S0102-01882005000100002

DÓREA, Célia Rosângela. A arquitetura escolar como objeto de pesquisa em História da Educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n.49, p. 161-181, jul. /set. 2013. Editora UFPR. https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000300010

ERMEL, Tatiane de Freitas. O “gigante do alto da bronze” : um estudo sobre o espaço e arquitetura escolar do Colégio Elementar Fernando Gomes em Porto Alegre/RS (1913 – 1930). 2011. 173 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ESCOLANO, Agustin. Arquitetura como programa. Espaço-escolar e currículo. IN: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2009.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

GRUZINSKI, Serge. Por uma história das sensibilidades. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy; LANGUE, Frédérique. (Orgs.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: autêntica, 2014.

IZQUIERDO, Ivan. Questões sobre memória. São Leopoldo: Unisinos, 2005.

JACQUES, Alice Rigoni; ERMEL, Tatiane de Freitas. O VELHO CASARÃO: UM ESTUDO SOBRE O KNABENSCHULE DES DEUTSCHES HILFSVEREIN/COLÉGIO FARROUPILHA (1895-1962) In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. (Orgs.) Do DeutscherHilfsverein ao Colégio Farroupilha: entre memórias e histórias (1858-2013). Porto Alegre: Edipucrs, 2013.

MARTINS, Cyro. Um menino vai para o colégio. Porto Alegre: movimento, 1992.

PESAVENTO, Sandra Jatahy; LANGUE, Frédérique. (Orgs.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2007.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, v. 27, n.53, jun. 2007. https://doi.org/10.1590/S0102-01882007000100002

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

WEIMER, Günter. Arquitetos e construtores no Rio Grande do Sul, 1892/1945. Santa Maria: UFSM, 2004.

Entrevistas
ANA LUISA. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 11 de janeiro de 2016. Entrevista.

ELAINE. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. 2016. Porto Alegre, 12 de abril de 2016. Entrevista.

FERNANDO. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 07 de março de 2016. Entrevista.

José Eduardo. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 07 de março de 2016. Entrevista.

MARCOS. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 07 de abril de 2016. Entrevista.

MARTIN. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 10 de dezembro de 2015. Entrevista.

Nelly. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 09 de março de 2015. Entrevista.

SERGIO. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 25 de fevereiro de 2016. Entrevista.