Memórias em Palimpsesto: prédios e espaços escolares nas narrativas de estudantes em Porto Alegre/RS (1920-1980)
Contenu principal de l'article
Résumé
O presente estudo investiga narrativas de memórias orais de estudantes acerca de espaços e prédios escolares por eles habitados, no período de 1920 a 1980. Tem-se como principal objetivo a produção de uma espécie de cartografia das sensações sobre os espaços vividos durante a escolarização, identificadas na documentação. A pesquisa privilegiou o exame do conteúdo discursivo das oito entrevistas realizadas, tendo como metodologia a História Oral. A partir das análises das recorrências e dissonâncias nas narrativas, construíram-se duas categorias de análise: “O Antigo e o Novo: relações entre os estudantes e os prédios das escolas”; “Entre a vigilância e a diversão: o espaço escolar como elemento curricular”; Para a pesquisa, os espaços da escolarização adquirem um lugar de destaque na hora de rememorar. E estas lembranças, carregadas de ressignificação, trazem evidências para compreender a arquitetura escolar como agente na construção de sensibilidades estudantis.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
BRESSAN, Renan Gonçalves. Urbanização e escolarização nos estudos sobre instituições escolares. Rev. bras. hist. educ., Campinas-SP, v.13, n.3 (33), p. 29-56, set./dez. 2013. https://doi.org/10.4322/rbhe.2014.003
CORBIN, Alain. O prazer do historiador. Entrevistador: Laurent Vidal. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.25, n. 49, p. 11-31, 2005. https://doi.org/10.1590/S0102-01882005000100002
DÓREA, Célia Rosângela. A arquitetura escolar como objeto de pesquisa em História da Educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n.49, p. 161-181, jul. /set. 2013. Editora UFPR. https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000300010
ERMEL, Tatiane de Freitas. O “gigante do alto da bronze” : um estudo sobre o espaço e arquitetura escolar do Colégio Elementar Fernando Gomes em Porto Alegre/RS (1913 – 1930). 2011. 173 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
ESCOLANO, Agustin. Arquitetura como programa. Espaço-escolar e currículo. IN: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2009.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.
GRUZINSKI, Serge. Por uma história das sensibilidades. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy; LANGUE, Frédérique. (Orgs.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: autêntica, 2014.
IZQUIERDO, Ivan. Questões sobre memória. São Leopoldo: Unisinos, 2005.
JACQUES, Alice Rigoni; ERMEL, Tatiane de Freitas. O VELHO CASARÃO: UM ESTUDO SOBRE O KNABENSCHULE DES DEUTSCHES HILFSVEREIN/COLÉGIO FARROUPILHA (1895-1962) In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. (Orgs.) Do DeutscherHilfsverein ao Colégio Farroupilha: entre memórias e histórias (1858-2013). Porto Alegre: Edipucrs, 2013.
MARTINS, Cyro. Um menino vai para o colégio. Porto Alegre: movimento, 1992.
PESAVENTO, Sandra Jatahy; LANGUE, Frédérique. (Orgs.). Sensibilidades na história: memórias singulares e identidades sociais. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Revista Brasileira de História, v. 27, n.53, jun. 2007. https://doi.org/10.1590/S0102-01882007000100002
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
WEIMER, Günter. Arquitetos e construtores no Rio Grande do Sul, 1892/1945. Santa Maria: UFSM, 2004.
Entrevistas
ANA LUISA. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 11 de janeiro de 2016. Entrevista.
ELAINE. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. 2016. Porto Alegre, 12 de abril de 2016. Entrevista.
FERNANDO. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 07 de março de 2016. Entrevista.
José Eduardo. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 07 de março de 2016. Entrevista.
MARCOS. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 07 de abril de 2016. Entrevista.
MARTIN. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 10 de dezembro de 2015. Entrevista.
Nelly. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 09 de março de 2015. Entrevista.
SERGIO. Entrevista concedida à Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 25 de fevereiro de 2016. Entrevista.