"A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário" Outra forma de fazer política: a propósito da reforma dos serviços escolares (1924-1935)

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Filomena Bandeira

Résumé

Este artigo insere-se num projeto sobre Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX e centra-se no estudo de uma instituição que desenvolve atividades educativas num quadro associativo e para as classes populares. Optámos por uma apresentação descritiva com a intenção de argumentar que a adoção e aplicação de um modelo educativo, inspirado na Educação Nova e conformado a um público específico, assentou numa estratégia sociopolítica, emergente das condições históricas do associativismo operário na primeira metade do século XX e da situação vivida no País com a crise da Primeira República, que desembocou no Estado Novo. No artigo explanamos o processo de reforma dos serviços escolares da Voz do Operário entre 1924-1935, não sem antes apresentarmos uma história sumária da Sociedade, desde o fim do século XIX até à década de 1950, com o objetivo de representar a associação na sua dimensão, atividade e significado social.

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Bandeira, F. (2020). "A Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário" Outra forma de fazer política: a propósito da reforma dos serviços escolares (1924-1935) . Cadernos De História Da Educação, 19(1), 187–213. https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-12
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Filomena Bandeira, Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

https://orcid.org/0000-0002-3917-5743
filomenabandeira@sapo.pt    

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