Trinta e dois anos de História da Educação de jovens e adultos na Universidade Federal de Viçosa: o NEAD como espaço de formação docente

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Rosa Cristina Porcaro

Résumé

Este artigo apresenta um estudo sobre a história da Educação de Jovens e Adultos na Universidade Federal de Viçosa. Na década de 1980, a Associação de Servidores Administrativos da UFV reivindicou um espaço para a alfabetização dos funcionários. Esta reivindicação foi atendida em 1987, quando teve início o Projeto de Alfabetização de Adultos. Este projeto se tornou um Núcleo, que hoje atende a jovens, adultos e idosos da comunidade de Viçosa, e constitui-se um espaço de formação docente para licenciandos da UFV. Denomina-se Núcleo de Educação de Adultos (NEAd), onde atuam dez estagiários ao ano, tomando como base os pressupostos freireanos. Mediante as atuais preocupações com o cenário educacional, em especial com a EJA, surge o questionamento sobre o significado da existência do NEAd dentro de uma instituição de Ensino Superior como a UFV. Com o intuito de responder a esse questionamento, realizou-se uma pesquisa qualitativa, estabelecendo-se como objetivo central o resgate da história do NEAd, com base numa análise documental dos TCCs desenvolvidos sobre o Núcleo, tendo como base seus arquivos.

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Porcaro, R. C. . (2020). Trinta e dois anos de História da Educação de jovens e adultos na Universidade Federal de Viçosa: o NEAD como espaço de formação docente. Cadernos De História Da Educação, 19(1), 42–55. https://doi.org/10.14393/che-v19n1-2020-5
Rubrique
Dossiê: História e memória da EJA nas universidades brasileiras e portuguesas
Biographie de l'auteur-e

Rosa Cristina Porcaro, Universidade Federal de Viçosa (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-3347-9527
http://lattes.cnpq.br/1639671339500139
rocrispor@gmail.com

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