O espectro da anormalidade ronda os alunos

Contenu principal de l'article

Júlia Catani

Résumé

Em A "'criança-problema" na escola brasileira - uma análise do discurso pedagógico, Ana Laura Godinho Lima examina de forma detalhada o que seria este modo de nomeação e suas possíveis repercussões no campo educacional brasileiro. O material analisado na obra que é fruto da tese de doutoramento mostra a necessidade de se remontar à origem dos termos, dos nomes e dos recursos verbais empregados no cotidiano escolar. A pesquisadora desenvolve uma extensa investigação a respeito dos elementos envolvidos na classificação de “criança-problema”. Aos leitores apressados, desejosos de rápido esclarecimento do que envolve o cenário do uso dos termos, recomendo paciência, pois a atenção detida ao modo de organização do trabalho de análise nos permite apreciar, como num roteiro de viagem, cada escolha feita pela autora e o modo de construção da crítica a cada um dos problemas identificados. Ou seja, o leitor é recompensado pelas informações contidas em cada página, informações estas que se estendem para muito além do volume de dados e ensejam reflexões e questionamentos férteis para a compreensão das práticas educacionais e também para os campos do conhecimento pedagógico e do cuidado em geral. Já dizia Freud: quanto mais se souber do passado, melhor serão as possibilidades de futuro. Conhecer a história que levou à identificação e nomeação da criança-problema permite entender fatores sociais, escolares, religiosas e familiares envolvidos na situação e nos alerta para o que pode não ser evidente ou até mesmo ser desconhecido por nós.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Catani, J. (2019). O espectro da anormalidade ronda os alunos. Cadernos De História Da Educação, 18(3), 909–914. https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-19
Rubrique
Critique de livre
Biographie de l'auteur-e

Júlia Catani, Universidade São Judas Tadeu; Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-3096-4532
http://lattes.cnpq.br/7445056844721272
juliacatani@usp.br

Références

LIMA, Ana Laura Godinho. A "'criança-problema" na escola brasileira - uma análise do discurso pedagógico. Curitiba: Appris, 2018. 211p.