Memórias e representações da inspeção escolar nos álbuns de fotografia de Luiz Damasco Penna (São Paulo, 1928-1959)
Contenu principal de l'article
Résumé
O artigo analisa memórias e representações da inspeção escolar no estado de São Paulo com base em fotografias. O estudo incide sobre uma série de 566 imagens relacionadas à atuação profissional de Luiz Damasco Penna, abrangendo o período de 1928 a 1959 insertadas em 7 álbuns de fotografias de família. A primeira parte do texto trata do sistema de inspeção escolar no Estado de São Paulo assinalando as atribuições de inspetores e delegados de ensino com vistas a delinear o campo de trabalho desses agentes da inspeção escolar. Em seguida, é apresentada a trajetória profissional do professor Luiz Damasco Penna. A segunda parte do texto põe em discussão memórias e representações do serviço de inspeção escolar em imagens fotográficas, considerando três dimensões do exercício da atividade inspetora: a) Viagens de visita às escolas; b) Acompanhamento da rede escolar; c) Participação em eventos e solenidades.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
ALVES, Edson Rossetti. Análise de fotografias do álbum de Luiz Damasco Penna. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis-SC.
ANDRADE, Ana Maria Mauad de Sousa. Sob o signo da imagem. Niterói, 260 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1990.
BARROS, Mikitta Moraes. A autoridade e a hierarquia nas organizações escolares. São Paulo: Emprêsa Gráfica da “Revista dos Tribunais”, 1938.
BENCOSTTA, Marcus Levy. Memória e Cultura Escolar: a imagem fotográfica no estudo da escola primária de Curitiba. História (São Paulo) v.30, n.1, p. 397-411, jan/jun 2011. https://doi.org/10.1590/s0101-90742011000100019
CARDOSO, Ciro Flamarion; MAUAD, Ana Maria. História e Imagens: os exemplos da fotografia e do cinema. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAIN¬FAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
CELESTE FILHO, Macioniro. Os relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo como fonte de pesquisa para a História da Educação - décadas de 1930 e 1940. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, p. 71-111, 2012.
CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras, Dourados-MS, v. 13, n. 24, p. 15-29, jul./ de. 2011, pp. 15-29.
DIEGUES, Antonio Carlos. O Vale do Ribeira e Litoral de São Paulo: meio-ambiente, história e população. CENPEC, março 2007.
FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso da memória. Discursos fotográficos, Londrina-PR, v. 3, n. 3, p. 205-220, 2007. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2007v3n3p205
GONÇALVES, Rogério Bessa. O sincretismo de culturas sob a ótica da arquitetura. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.16, n.1, p.11-46, jan.- jun. de 2008. https://doi.org/10.1590/s0101-47142008000100002
JOLI, Martine. Introdução a análise da imagem. 14.ed. Campinas: Papirus, 2012.
KOSSOY, Boris. A fotografia como fonte histórica: introdução à pesquisa e interpretação das imagens do passado. São Paulo: Museus da Indústria, Comércio e Tecnologia, 1980.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 2 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
KOSSOY, Boris. Fotografia e memória: reconstituição por meio da fotografia. In: SAMAIN, E. (org.). O fotográfico. 3 ed. São Paulo: Editora Hucitec / Editora SENAC, São Paulo, 2005, p. 39-45.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 1994.
LEITE, Mirian Moreira. Retratos de família. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1993.
LIGEIRO, Dulcinéia Conceição. A inspeção escolar no estado de São Paulo: análise de termos de visitas (1922 – 1966). 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão preto, 2014.
LIMA, Edson Prestes Santos. História, memória e educação no olhar “photographico” de Guilherme Gluck (Lapa, 1920 – 1953). Curitiba, 305f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
MARTELLI, Anita Favaro. Inspeção escolar: contribuição para seu estudo em São Paulo. São Paulo, 1972, 185 f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1972.
MITRULIS, Eleny. “Os últimos baluartes”. Uma contribuição ao estudo da Escola Primária: as práticas de Inspeção Escolar e de Supervisão Pedagógica. São Paulo, 214 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
MORAES, Agnes Iara Domingos. Ensino primário tipicamente rural no Estado de São Paulo: um estudo sobre as Granjas Escolares, os Grupos Escolares Rurais e as Escolas Típicas Rurais (1933-1968). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
OZOUF, Mona. A festa: sob a Revolução Francesa. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
PASQUARELLI, Silvio Luiz Santiago. A presença de Luiz Damasco Penna na Delegacia Regional de Santos do Estado de São Paulo (1932 – 1957). Santos, 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
PAULO, Marco Antonio R.; WARDE, Mirian Jorge. A instalação do serviço de inspeção escolar na província de São Paulo (1835 – 1887). Cadernos de História da Educação, v. 12, n. 1, Uberlândia, p. 253 – 275, jan./ jun. 2013.
PEREIRA, Maria Apparecida Franco. Assistência ao Litoral de Anchieta e a experiência de educação de líderes femininas (1939-1942). In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (org.). Educação Rural: práticas civilizatórias e institucionalização da formação de professores. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Liber Livro, 2010. p.185-211.
PEREIRA, Maria Apparecida Franco. Radiografia de la educación rural paulista (1936). In: Lúcia Lionetti; Alicia Civera; Flávia Obino Corrêa Werle. (Orgs.). Sujetos, comunidades rurales y culturas escolares. Rosario: Prohistoria, 2013, v. 1, p. 170-191.
POSSAMAI, Zita Rosane. Fotografia, história e vistas urbanas. História, São Paulo, 27, n. 2, p. 253-277, 2008. https://doi.org/10.1590/s0101-90742008000200012
RELATÓRIO DA DELEGACIA REGIONAL DE SANTOS, 1935. Disponível em:
RELATÓRIO DA DELEGACIA REGIONAL DE SANTOS, 1936. Disponível em:
RELATÓRIO DA DELEGACIA REGIONAL DE SANTOS, 1938. Disponível em:
RELATÓRIO DA DELEGACIA REGIONAL DE SANTOS, 1940. Disponível em:
RELATÓRIO DA DELEGACIA REGIONAL DE SANTOS, 1943. Disponível em:
SAMAIN, Etienne. (org.). O fotográfico. 3 ed. São Paulo: Editora Hucitec / Editora SENAC, São Paulo, 2005.
SÃO PAULO (Estado). Lei n. 1.750, de 8 de dezembro de 1920. Reforma a Instrucção Pública. ALESP. Disponível em:
SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 3.858, de 11 de junho de 1925. Reforma a Instrução Pública. ALESP. Disponível em:
SÃO PAULO. Decreto n. 5.884, de 21 de abril de 1933. Institui o Código de Educação do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação e da Saúde. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1933.
SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 17.698, de 26 de novembro de 1947. Aprova a Consolidação mandada elaborar pelo decreto n. 17.211, de 13 de maio de 1947. Coleção das Leis e Decretos do Estado de São Paulo de 1947. Tomo LVIII. 4º trimestre. 1º volume. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1948.
SÃO PAULO. Annuário do Ensino do Estado de São Paulo: 1935-1936. Publicação organizada pela Directoria Geral da Instrucção Pública por ordem do governo do Estado, São Paulo: Tip. Siqueira, [1937].
SÃO PAULO. Annuário do Ensino do Estado de São Paulo: 1936-1937. Publicação organizada pela Directoria Geral da Instrucção Pública por ordem do governo do Estado, São Paulo: Tip. Siqueira, [1938].
SÃO PAULO. LEI COMPLEMENTAR Nº 114, DE 13 DE NOVEMBRO DE 1974. Institui o Estatuto do Magistério Público de 1.º e 2.º graus do Estado e dá providências correlatas. Disponível em:
SILVA, Denise Guilherme. “Ilhas de saber”: prescrições e práticas das escolas isoladas do estado de São Paulo (1933-1943). São Paulo, 138f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
SILVA, Rafael da Silva; DEMARTINI, Zeila de B. F. Eiji Matsumura: contribuição biográfica para a História da Educação no Vale do Ribeira. Cadernos de Educação, v. 13, n.27, p. 83-97, jul. dez. 20l4. https://doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v13n27p83-98
SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
SOUZA, Rosa Fátima. Templos de Civilização - a implantação da Escola Primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo - SP: UNESP, 1998. 300p.
SOUZA, Rosa Fátima. Alicerces da Pátria: história da escola primária no estado de São Paulo (1890 - 1976). Campinas: Mercado de Letras, 2009.
SOUZA, Rosa Fátima; MORAES, Agnes Iara D. O “ensino típico rural”: contribuições para a historiografia da educação rural no Brasil. Documento/Monumento, v. 15, n. 1, set. 2015, p. 277-305. Disponível em:
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Ancorando quadros de formatura na história institucional. In: GT2-História da Educação. 28ª Reunião Nacional da ANPEd, 2005. Disponível em: