Educação de jovens e adultos: um estudo acerca dos princípios políticos e pedagógicos que conduziram a proposta educacional do Movimento Brasileiro de Educação – MOBRAL (1967-1985)

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Mariana Lemos do Prado
Armindo Quillici Neto

Résumé

O Movimento Brasileiro de Educação – MOBRAL criado durante o Regime Militar (1964-1985), pela Lei n°5.379 de 15/12/1967, se constituiu em um dos mais extensos e complexos programas de educação de adultos já desenvolvidos no país. Para realização deste estudo foi elaborada uma análise dos princípios políticos, pedagógicos, metodologias e ideais que conduziram os principais programas do MOBRAL, com ênfase na Alfabetização Funcional, por meio da pesquisa bibliográfica e documental de fontes como: a documentação e legislação educacional do período (1967-1985); Estatutos e Documento Básico da Fundação; pesquisas acadêmicas; as publicações do MEC e os materiais didáticos do MOBRAL. Destacamos o trabalho de Arlindo Lopes Corrêa como idealizador, gestor e representante do MOBRAL, um intelectual que buscou mediar a unidade política e ideológica da instituição e legitimar seu trabalho perante a opinião pública.

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Prado, M. L. do, & Quillici Neto, A. (2019). Educação de jovens e adultos: um estudo acerca dos princípios políticos e pedagógicos que conduziram a proposta educacional do Movimento Brasileiro de Educação – MOBRAL (1967-1985). Cadernos De História Da Educação, 18(3), 817–832. https://doi.org/10.14393/che-v18n3-2019-13
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Bibliographies de l'auteur-e

Mariana Lemos do Prado, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-2326-5215
http://lattes.cnpq.br/4238429433056788
marianalis2003@yahoo.com.br

Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-2553-4693
http://lattes.cnpq.br/6897277608755605
armindo@ufu.br

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