A recente produção brasileira sobre a educação primária na Era Vargas: uma análise das dissertações e teses (2008-2017)
Contenu principal de l'article
Résumé
O artigo apresenta uma revisão da produção brasileira recente sobre a educação primária durante a “Era Vargas”, buscando realizar e compreender o “estado da questão”. De tipo bibliográfico, o texto analiza as dissertações de mestrado e as teses de doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Educação e demais áreas do conhecimento, disponíveis no “Banco de Teses da CAPES”, na “Biblioteca Digiral de Teses e Dissertações do IBICT” e nos websites dos PPG. O procedimento de análise consistiu na leitura desses trabalhos, seguida da tabulação dos dados e construção de categorias de análise para classificar os objetos de estudo. Entre os principais resultados se destacam a distribuição de investigações no país e as especificidades de cada região. Ao mesmo tempo, foram analisadas as bases teóricas, as opções metodológicas e as fontes utilizadas.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
ARAÚJO, José Carlos Souza; SOUZA, Rosa Fátima de; PINTO, Rubia-Mar (Orgs.). Escola Primária na Primeira República (1889-1930): subsídios para uma história comparada. Araraquara/SP: Junqueira & Marin, 2012.BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: revisitando alguns aspectos primordiais para a Pesquisa Histórica. Mouseion. n. 12, p. 129-159, 2012. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/viewFile/332/414. Acesso em: 06 nov. 2018, 16h51min.
BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Sistema de Informações Georreferenciadas CAPES: GeoCAPES Visão Analítica. 2017. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 09 ago. 2018.
BRASIL. Senado Federal. Decreto-Lei nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946. Lei Orgânica do Ensino Primário. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/fontes_ escritas/6_Nacional_Desenvolvimento/decreto-lei%208.529-1946%20reformas%20 capanema-%20ensino%20prim%E1rio.htm. Acesso em: 11 nov. 2018.
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992a.
BURKE, Peter. A revolução francesa da historiografia: A escola dos Annales (1929-1989). São Paulo, Ed. Universidade Estadual Paulista, 1992b.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo; VIDAL, Diana. O centro de memória da educação USP: Acervo documental e pesquisas em História da Educação. In: MENEZES, Maria Cristina (Org.). Educação, Memória, História. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
LE GOFF, Jacques. Prefácio. In: BLOCH, Marc. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação(Bauru). v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004. Acesso em 17 dez. 2017, 12h25min. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004NÓBREGA-
THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Os trabalhos científicos e o estado da questão: Reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional. v. 15, n. 30, p. 5-16, 2004. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18222/eae153020042148. Acesso em: 05 jul. 2017, 16h23min. https://doi.org/10.18222/eae153020042148
PEREIRA, Lígia Maria Leite. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. História Oral, revista da Associação Brasileira de História Oral. Vol. 3, p. 117-127, 2000. Disponível em: http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=26. Acesso em: 12 dez. 2017, 13h34min.
PINTASSILGO, Joaquim; BEATO, Carlos. (2015). Balanço da produção portuguesa recente:O exemplo das teses de doutoramento (2005-2014). In: ALVES, Luís Alberto Marques; PINTASSILGO, Joaquim. História da Educação -Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa (2005-2014). Porto: CITCEM, 2015. 245p.
RIZZINI, Irma;SCHUELER, Alessandra. Escola primária no estado do Rio de Janeiro: expansão e transformações (1930 a 1954). Revista de Educação Pública, v. 23, n. 54, set a dez. 2014. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/835. Acesso em: 22 Jan 2015.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=237&dd99=view. Acesso em 13 dez. 2017, 10h25min.
SCHWARTZMAN, Simon, BOMENY, Helena Maria Bousquet, COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra; Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2001, 388p.
SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.
SOUZA, Rosa Fátima SILVA, Vera Lúcia Gaspar; SÁ, Elizabeth Figueiredo de. Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870-1930). Cuiabá: EDUFMT, 2013.
VIDAL, Diana. (Org.). Grupos Escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado das Letras, 2006.
VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, nº 33, jun. 2001.
Dissertações e teses citadas
ALVES, Márcio Fagundes. A reconstrução da identidade nacional na era Vargas: Práticas e rituais cívicos e nacionalistas impressos na cultura do Grupo Escolar José Rangel / Juiz de Fora / Minas Gerais (1930-1946). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação,Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.
ALVES, Raquel da Silva. Formas de contar a história: Ensino de história na escola primária cearense nas décadas de 1920/30. Tese (Doutorado em História Social). Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
ARAÚJO, Jaqueline Veloso Portela de. Ruralismo pedagógico e escolanovismo em Goiás na primeira metade do século XX: O Oitavo Congresso Brasileiro de Educação. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
ASSAL, Marianna Ramos Boghosian Al. Arquitetura, identidade nacional e projetos políticos na ditadura varguista: As Escolas Práticas de Agricultura do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
ÁVILA, Virgínia Pereira da Silva de.História do ensino primário rural em São Paulo e Santa Catarina (1921-1952):uma abordagem comparada. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2013.
BARROS, Vanda Terezinha Medeiros de. A renovação educacional sob as bênçãos católicas: um estudo sobre a aliança Estado/Igreja em Minas Gerais (anos 1920-1930). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009.
BOMBASSARO, Ticiane. A educação física no estado de Santa Catarina: A construção de uma pedagogia racional e científica (1930-1940). Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
BOTELHO, Regiane Aparecida Pontes. O Estado Novo na esfera municipal: Nelson Corrêa Monteiro e o município de São Gonçalo (1940-1945). Dissertação (Mestrado em História Social). Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2011.
CALDEIRA-MACHADO, SandraMaria. A voz dos números:Imagens e representações das estatísticas educacionais e a produção da identidade nacional (décadas de 1920 a 1940). Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2016.
CARVALHO, Luiz Felipe de. Educação e unidade nacional no Estado Novo: O Primeiro Congresso de Brasilidade (1941). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
CAVALCANTE, Simone Joaquim. Entre a história e a memória: Adélia de França, uma professora negra na paraíba do século XX (1926-1976). Dissertação (Mestrado em História). Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.
COELHO, Maricilde Oliveira. A escola primária no estado do Pará (1920-1940). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2008.
COSTA, Patrícia Coelho da. Educadores do rádio: Concepção, realização e recepção de programas educacionais radiofônicos (1935-1950). Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
DIAS, Amália. Entre laranjas e letras: Processos de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu(1916-1950). Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2012a.
DIAS, Carlos Gilberto Pereira. Costurando vidas: Os itinerários de duas professoras: Ana Aurora do Amaral Lisboa (1860-1951) e Júlia Malvina Hailliot Tavares (1866-1939). Tese (Doutorado em História). Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012b.
FABRO, Maristela Fátima. A política de nacionalização e a educação no Vale do Rio do Peixe (1937-1945). Dissertação (Mestrado em Sociologia Política). Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
FARIAS, Washington Silva de. Sentidos da língua e do sujeito a ensinar-aprender no Brasil: O discurso da Coleção Novo Manual de Língua Portuguesa F.T.D. (1909-1943). Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
FERNANDES, RuiAniceto. Historiografia e identidade fluminense:A escrita da história e os usos do passado no Estado do Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 1950. Tese (Doutorado em História Social da Cultura). Programa de Pós-Graduação em História Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
GODOI, Nilma da Cunha. Professora Hermínia Torquato da Silva: Inserção e percurso profissional (1918/1956). Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2015.
GOMES, Sílvia Cunha. A alfabetização na história da educação do Espírito Santo no período de 1924 a 1938. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2008.
GUEDES, Berenice Lagos. História da educação no Rio Grande do Sul, Maçonaria e Igreja Anglicana: Algumas imbricações, contradições e paradoxos (1901/1970). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.
KANTOVITZ, Geane.Irmãs catequisas franciscanas: Memórias sobre a prática docente no ensino primário de Santa Catarina (1935-1965). Tese (Doutorado em Educação).Programa de Pós-Graduação em Educação,Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.
LEMOS, Vanessa dos Santos. Propaganda e coerção na política educacional do Estado Novo (1937-1945), em Pelotas. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
MALTA, Jonathas Eduardo Luna. A educação do corpo e para o esporte e lazer na Moscouzinha (1947-1951). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
NABAS, Marcella Lomba. O ensino de linguagem e as políticas de nacionalização no relatório anual do Grupo Escolar Conselheiro Mafra de 1948. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
NARCIZO, Rodrigo Mota. “Ministro de Deus, portador da luz”: Ações e discursos católicos de modelação docente na década de 1930. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008.
NASCIMENTO, Divino Flávio de Souza. A educação católica no ensino público em Santa Catarina: Discursos e acordos entre os poderes religioso e laico (1930-1937). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
PAES, Ademilson Batista. A escola primária rural em Mato Grosso no período republicano (1889-1942).Tese (Doutoramento em Educação Escolar).Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar , Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2011.
PIMENTEL, Glaybe Antonio Sousa. Processos de subjetivação, poder disciplinar e trabalho docente no Grupo Escolar Professor Manoel Antonio de Castro (1940-1970). Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.
REZENDE, Alan Marcos Silva de. Apropriações de teorias de Edward Lee Thorndike para o ensino dos saberes elementares matemáticos em revistas pedagógicas brasileiras (1920-1960). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Matemáticas). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
SILVA, Eliana Nunes da. Na transição rural-urbana: A passagem da Escola Mista do bairro Felipão na história da educação pública campineira. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
SILVA, Daviana Granjeiro da. A construção da pátria amada: Educação, patriotismo e nacionalismo na Paraíba durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Dissertação (Mestrado em História). Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
SILVA, MariaAparecidaAlves. Gênese e desenvolvimento do Grupo Escolar César Bastos no cenário educacional de Rio Verde/GO (1947-1961). Dissertação (Mestrado em educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
SILVA, Vânia Cristina da. “Ó pátria amada, idolatrada, salve! Salve!”: Festas escolares e comemorações cívicas na Paraíba (1937-1945). Dissertação (Mestrado em História)–Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. Physicamente vigorosos: Medicalização escolar e modelação dos corpos na Paraíba (1913-1942). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
SOUSA, Jane Bezerra de. Ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: A história de vida de Neivinha Santos. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal de Uberlândia, 2009.
SZTUTMAN, Tânia. Ensino de história no primário: Depoimentos de ex-alunos do período de 1930 a 1960. Dissertação (Mestrado em História Social). Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
UNGALUB, Tânia Regina da Rocha. O poder do canto ou o canto do poder?Um olhar sobre o uso do canto como prática pedagógica no estado de Santa Catarina num contexto autoritário (1937-1945). Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
VAZ, Aline Choucair. Política, trabalho e intolerância: Ensino primário e as práticas educativas em Minas Gerais (1930-954). Tese (Doutorado em Educação).Conhecimento e Inclusão Social,Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.