Memórias de normalistas: inserção profissional de professoras
Contenu principal de l'article
Résumé
Esse artigo busca apresentar resultados de pesquisa sobre a escolha do magistério como forma de inserção profissional para normalistas que frequentaram a Escola Normal Nossa Senhora de Oliveira, em Oliveira, Centro-oeste de Minas Gerais, entre os anos 1971 e 1974. Nesse sentido, as ideias que permeiam esse esboço vão ao encontro das concepções e conceitos sobre a mulher-professora, a formação de professores, em especial para o antigo ensino primário, e a história da educação em Minas Gerais. A metodologia utilizada é concernente à pesquisa narrativa e os dados terão como fonte principal narrativas orais de formandas da referida escola normal no período assinalado.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Références
AMARAL, Rosemary Maria do. A Educação em Oliveira pela ótica da Gazeta de Minas: uma história. In.: ALMEIDA, Márcio; RIBEIRO, João Bosco. História Contemporânea de Oliveira. Oliveira/MG: Editora Gazeta de Minas. 2011.
CHAMON, Magda. Trajetória de feminilização do magistério: ambiguidades e conflitos. Belo Horizonte: editora Autêntica/FCH-FUMEC. 2005.
CUNHA, Renata Cristina. A pesquisa narrativa: uma estratégia investigativa sobre o ser professor. V Encontro de pesquisa em Educação da UFPI. Teresina, PI. 2009. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2009/GT.2/35_Renata%20Cristina%20da%20Cunha.pdf Acesso em 16/03/2014.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo,SP: Paulus, 2010. p.31-57.
FREITAS, Maria Teresa Menezes; FIORENTINI, Dario. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Horizontes, v. 25, n. 1, p. 63-71, jan./jun., 2007.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. [tradução e notas Nélio Schneider ; prólogo Herbert Marcuse]. São Paulo: Boitempo, 2011.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Diários, formação e projeto pedagógico da escola: memória em construção. In: TV Escola, Salto para o futuro. Boletim 01. Março de 2007. p.41-48.
MELLO, Dilma Maria de. Histórias de subversão do currículo, conflitos e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa no curso de Letras. 2004. 225f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) –Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte/MG, v.27, n.01, p.369-386. abr. 2011
ROSSI, Michelle Pereira da Silva; INÁCIO FILHO, Geraldo. As congregações católicas e a disseminação de escolas femininas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.24, dez. 2006. p.79 –92
SOUZA, Carla Zottolo Villanova. No mundo das normalistas: as representações da futura professora nas páginas das revistas Instituto e Normalista (1941-1953). 2007. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 13. Jan/Fev/Mar/Abr 2000. p. 5-24.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação.Nº 14 Mai/Jun/Jul/Ago 2000. p. 61-88.