Memórias de normalistas: inserção profissional de professoras

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Raquel Silveira Martins de Melo

Résumé

Esse artigo busca apresentar resultados de pesquisa sobre a escolha do magistério como forma de inserção profissional para normalistas que frequentaram a Escola Normal Nossa Senhora de Oliveira, em Oliveira, Centro-oeste de Minas Gerais, entre os anos 1971 e 1974. Nesse sentido, as ideias que permeiam esse esboço vão ao encontro das concepções e conceitos sobre a mulher-professora, a formação de professores, em especial para o antigo ensino primário, e a história da educação em Minas Gerais. A metodologia utilizada é concernente à pesquisa narrativa e os dados terão como fonte principal narrativas orais de formandas da referida escola normal no período assinalado.

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Raquel Silveira Martins de Melo, Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora da Escola Estadual Henrique Galvão (Divinópolis/MG). E-mail: raquelsmartins@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9181-2095. LATTES: http://lattes.cnpq.br/8288510398299242.

Comment citer

Melo, R. S. M. de. (2019). Memórias de normalistas: inserção profissional de professoras. Cadernos De História Da Educação, 18(1), 266-277. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-15

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