Apresentação

Contenu principal de l'article

Carlos Henrique de Carvalho
Wenceslau Gonçalves Neto

Résumé

O presente dossiê, Educação em perspectiva local/municipal, pretende apresentar discussões relativas às escritas da História da Educação, mais precisamente, àquelas relacionadas às possibilidades de se investigar “novos” espaços e “novos” sujeitos. Com a extensão desses olhares emergem resultados de investigações direcionadas a cenários, épocas e temáticas até então pouco privilegiados, vindo à tona estudos dedicados a desvelar outras faces da constituição do sistema de instrução pública nos estados brasileirose em alguns ambientes do território europeu, para além das análises macroestruturais (postura normalmente assumida pela chamada “historiografia tradicional”). Este adensamento das pesquisas centradas em espaços “menores” decorreu da formação e consolidação de grupos de pesquisas por todo o país, assim como no exterior, devotados à investigação de aspectos significativos da organização da instrução, tomando como referência os municípios, as instituições escolares (públicas e privadas), manuais pedagógicos, métodos de ensino, a imprensa (especializada ou não), etc.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Carvalho, C. H. de, & Gonçalves Neto, W. (2019). Apresentação. Cadernos De História Da Educação, 18(1), 3–8. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-1
Rubrique
Dossiê: Educação em Perspectiva Local/Municipal
Bibliographies de l'auteur-e

Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. E-mail: carloshcarvalho06@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8535-6828. LATTES: http://lattes.cnpq.br/7463702480768930.  

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba / Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba e da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. E-mail: wenceslau@ufu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4374-0311 . LATTES: http://lattes.cnpq.br/6258906373771462